Alternativas aos pensos higiénicos e tampões [Infografia]

Existem cada vez mais mulheres que preferem utilizar outras alternativas aos pensos higiénicos e tampões durante a menstruação. Estes produtos sempre foram utilizados para manter a higiene durante o período. Contudo, há cada vez mais raparigas que procuram outras alternativas para utilizar quando estão com a menstruação que lhes permita cuidar da sua higiene sem renunciar o conforto.

Neste artigo iremos abordar dois métodos internos (copo menstrual e esponjas vaginais) e dois externos (pensos reutilizáveis e cuecas absorventes).

Métodos alternativos internos

O copo menstrual é o método alternativo mais popular. O seu uso é simples e é económico, uma vez que, bem cuidado, pode durar até 10 anos. É composto de um material que não contém nenhuma substância tóxica e ajuda a prevenir infecções e alergias.

Tal como indica o nome, tem a forma de um copo, muito suave ao tacto e flexível, que se introduz na vagina onde recolhe o sangue sem absorvê-lo. Ao retirar, devemos esvaziar e lavá-lo bem com água e sabão antes de voltar a colocá-lo. Pode permanecer na vagina entre 8 a 12 horas. Quando a menstruação termina deves esterilizá-lo e guardar até ao próximo período.

Há muitas marcas no mercado, podes adquiri-los em farmácias ou lojas de produtos naturais ou por Internet, existem em dois tamanhos: um para mulheres jovens e que não tenham sido mães e outro ligeiramente maior para mulheres que já tenham tido filhos ou com mais idade.

O único senão que pode ter é que a sua colocação requer um processo de aprendizagem e adaptação, mas não te preocupes passado algum tempo conseguirás colocá-lo. Como podes ver, este método tem muitas vantagens, é um produto económico, saudável e ecológico.

As esponjas menstruais são outras alternativa para absorver o fluxo menstrual. Como são flexíveis adaptam-se bem às paredes vaginais.

São reutilizáveis e limpam-se com água e sabão neutro. Devem ser lavadas a cada uso pois devido à sua porosidade pode conter microorganismos no seu interior e produzir infecções.

Têm capacidade semelhante à de um tampão, e não devem permanecer na vagina mais de 6 horas. Actualmente é um método pouco conhecido, mas que se está a tornar popular entre as raparigas.

Alternativas externas

As cuecas absorventes são uma invenção bastante recente. Estão feitas com um material flexível e altamente absorvente, que retém o fluxo e evita que passe para a roupa.

Estas peças têm capas absorventes e antibacterianas de modo a que evitem também os cheiros, e existem em diferentes graus de absorção. Lavam-se do mesmo modo que a roupa interior e são reutilizáveis.

Quanto aos pensos reutilizáveis podemos dizer que são umas das opções pelas quais muitas usuárias mais ecológicas optam. Estes pensos em tecido estão fabricados com tecidos orgânicos tais como o algodão, e têm uma capa superior que impede as fugas.

Podem ser lavados para usos posteriores e, por isso, são reutilizáveis e respeitam o meio ambiente, mas têm um inconveniente, devemos lavá-los e secá-los após cada utilização e não se podem voltar a usar imediatamente como o copo menstrual.

Esperamos que tenhas ficado esclarecida relativamente aos métodos alternativos que existem para te protegeres durante a menstruação. Já usas algum dos que mencionamos? Conheces outros que nós não referimos?

pensos higienicos