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Benefícios do iogurte: muito mais que uma sobremesa

Saiba mais sobre os benefícios do iogurte

O que sabe sobre os benefícios do iogurte? Sabia que o seu consumo influencia o nosso sistema nervoso e as nossas emoções de uma maneira muito positiva?

Sabemos muitos dos benefícios do iogurte relacionados com a belezaum alimento que ajuda a prevenir o acne – mas tem muitos outros benefícios relacionados ao nosso sistema nervoso.

Michael Gershon descobriu, por volta de 1998, que o nosso intestino tem os seus próprios neurónios e até mesmo seu próprio sistema nervoso. Foi por isso que lhe chamou “o segundo cérebro“.

Sabia que o nosso sistema digestivo tem capacidade emocional e um sistema nervoso autónomo, conhecido como entérico?

De facto, o nosso cérebro comunica constantemente com o sistema entérico. Além disso, foi recentemente demonstrado que o nosso intestino é responsável pelo nosso humor, bem como pela nossa capacidade de gerir o stress.

Especificamente, o que é conhecido como microbiota atua como o veículo entre o intestino e o cérebro e funciona através de neurotransmissores.

Sabia que 95% da serotonina (a famosa hormona da felicidade) é criada dentro do nosso intestino?

De lá, entra depois no nosso sangue e finalmente atua no cérebro, para controlar as nossas emoções. Isso também ocorre com outros neurotransmissores responsáveis pelo controlo de emoções como a ansiedade ou o prazer.

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Benefícios do iogurte para o nosso corpo

Já em 1908, o Prémio Nobel de Fisiologia, Iliá Méchnikov, descobriu as vantagens que o iogurte proporcionava à nossa saúde emocional e psicológica. Depois de observar o bom humor dos camponeses búlgaros, descobriu que o leite ordenhado que eles consumiam era naturalmente fermentado graças à bactéria Lactobacillus Bulgaricus.

Embora com o passar do tempo as bactérias fossem consideradas prejudiciais à saúde e o consumo de alimentos completamente desprovidos destas fosse procurado, as coisas mudaram por volta do ano de 2012. Ted Dinan, professor de Psiquiatria, iniciou uma investigação sobre os psicobióticos, isto é, probióticos com a capacidade de curar a psique.

E tudo aponta para que sensações como ansiedade ou hiperatividade possam ser melhoradas através do consumo de psicobióticos.

Probióticos no iogurte

Dentro do nosso trato intestinal temos 100 vezes mais bactérias do que no resto do corpo. Hoje, bons resultados estão sendo alcançados com o consumo de ‘Lactobacillus acidophilus, L. Casei, L. helvetivus ou B. longum’.

Mas qualquer laticínio pode ter propriedades ansiolíticas? Na verdade, isso é improvável. No entanto, no caso dos produtos lácteos classificados como probióticos, eles contêm componentes com a capacidade de melhorar a digestão. De facto, os iogurtes que apresentam maior quantidade de bactérias têm influência direta numa gestão positiva das situações de maior stress. Além disso, combiná-lo com frutas pode ajudar a manter a sua dieta e torná-la mais suportável.

Porque é mais que uma sobremesa

Geralmente, os produtos lácteos produzidos industrialmente têm uma quantidade menor de bactérias benéficas para o nosso corpo, precisamente porque a maioria não sobrevive aos processos de produção.

Aqueles que, pelo contrário, são preparados à mão geram ácidos e bactérias que podem proteger-nos contra outras bactérias nocivas.

Portanto, é aconselhável incluir na nossa dieta alimentos que são fermentados e, portanto, fornecem bactérias úteis.

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Alguns exemplos são:

Bananas e Maçãs

Ambos têm um alto teor de fibras e ajudam a nutrir esses microrganismos bons.

Pickles agridoces

Fermentado com água saturada com sal.

Kefir

Iogurte turco que aumenta a produção de serotonina.

Açafrão-da-índia

Fortalece as bactérias e ajuda-as a sobreviver.

Cereais integrais

Contêm uma quantidade elevada de fibras e, portanto, são probióticos.