dietas de emagrecimento

Dietas de emagrecimento: são eficazes?

Todos os dias somos bombardeadas com informação sobre as mais recentes dietas de emagrecimento, mas será que funcionam? Se pretendes perder peso e queres encontrar uma dieta que resulte para ti, é importante ter objetivos e expectativas claros e realistas.

Emagrecer de forma saudável oferece imensos benefícios, não só para a tua autoestima, mas sobretudo porque é uma importante ajuda para reduzir o risco de desenvolver problemas de saúde.

Por onde começar?

Para que uma dieta de emagrecimento seja eficaz é preciso perceber o que levou ao excesso de peso. O aumento de peso é o resultado de um aumento da massa gorda que, na maioria das vezes, se deve à ingestão de mais calorias do que aquelas que são gastas. Assim, uma dieta para emagrecer eficaz tem por base gastar mais calorias através de exercício físico e ingerir menos calorias através da alimentação.

Dieta Saudável

O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde  partilha recomendações para uma dieta de emagrecimento saudável. Explicamos-te alguns dos seus principais conselhos para conseguires perder peso com uma dieta equilibrada e realista.

  1. Sempre que possível, procura ajuda e apoio profissional. Um profissional de saúde especializado em nutrição pode delinear um plano devidamente adequado às tuas necessidades e à tua condição física e de saúde, para alcançares o sucesso pretendido. O seguimento por parte de um profissional e o sentido de responsabilidade pessoal são elementos-chave para garantir uma dieta de emagrecimento eficaz. É essencial definir prazos e objetivos. Uma perda gradual de 5 a 10% do peso inicial, para quem tem excesso de peso, é um objetivo realista que traz benefícios para a saúde.
  2. Mentaliza-te que para uma perda de peso eficaz é necessário criar novas rotinas, alterações no dia a dia, ajustes na alimentação e na atividade física e, claro, vontade, motivação e determinação.
  3. Para que uma dieta resulte é importante manter um estilo de vida saudável e a motivação correta. As oscilações bruscas de peso podem ser perigosas. As dietas de emagrecimento que promovem descidas súbitas de peso podem ter efeitos negativos na saúde e, como tal, devem ser evitadas. O exercício físico é essencial, mesmo que o aumento de atividade física seja ligeiro. É importante acompanhar a dieta com atividade física moderada, cerca de 30 a 60 minutos, 5 dias por semana.
  4. Conta com a ajuda de família e amigos. Um robusto sistema de apoio facilita a adaptação a novos hábitos de vida saudável e evita recaídas para os padrões de alimentação anteriores. Tenta fazer as compras de casa em família para rechear a despensa com alimentos adequados e saudáveis.
  5. Não acredites em dietas milagrosas. Os planos alimentares que não integram ou restringem fortemente determinados alimentos são perigosos e a médio prazo diminuem a disponibilidade de nutrientes essenciais ao organismo. Lembra-te que em qualquer processo de mudança de hábitos alimentares o sucesso pode demorar. Mas não desamimes, com hábitos de vida saudável podes alcançar o teu peso ideal de forma segura e duradoura.

Tipos de dietas de emagrecimento

Uma dieta de emagrecimento não se pode focar apenas na perda de peso, mas também deve incluir uma reeducação alimentar. Só assim poderás perder peso de forma saudável e conseguirás manter novos hábitos alimentares e de estilo de vida a longo prazo, para a manutenção do teu peso ideal.

Para perder peso com uma dieta de emagrecimento, é necessário um défice calórico, isto é, o valor calórico ingerido por dia tem de ser inferior às calorias gastas diariamente, para que desta forma o teu corpo gaste as “reservas energéticas”.  Isto não significa que tenhas de cortar um grupo ou grupos de alimentos da tua alimentação, pois esse tipo de restrição tão rigorosa acarreta riscos, como o desenvolvimento de carências nutricionais.

As tuas necessidades nutricionais são diferentes dos teus amigos ou família. Cada pessoa tem as suas próprias necessidades em termos de nutrientes, que dependem de vários fatores como a idade, género, atividade física ou historial clínico. Como tal, uma dieta que resulte para uma pessoa pode não ser benéfica para outra.

Existem vários tipos de dietas promovidas nos diferentes meios de comunicação e que têm ganho mais adeptos nos últimos tempos. Falamos de dietas low carb, ou seja, com redução das gorduras e/ou dos hidratos de carbono, ou da dieta cetogénica, dieta paleo, etc.

Na verdade, não existe um tipo de dieta melhor ou uma dieta de emagrecimento que assegure resultados rápidos e saudáveis. Qualquer uma destas dietas implica alterar a forma como comes.

Manutenção do peso

Procura manter o teu peso ideal com bons hábitos alimentares. Com algumas atitudes simples podes fazer uma alimentação sem demasiadas restrições. Tenta adotar estes hábitos para a manutenção do teu peso.

– Bebe água. Beber água tem imensos benefícios para o nosso organismo, entre eles, ajuda a controlar o peso devido à sua influência no metabolismo.

– Toma o pequeno-almoço. O teu corpo precisa de calorias para enfrentar o dia e, com um pequeno-almoço adequado, terás menos apetite durante o dia, evitando comer entre refeições e, consequentemente, comer em excesso durante o dia.

– Não saltes refeições. É importante ter uma rotina de refeições para não comeres de forma descontrolada.

– Come fruta. A fruta tem nutrientes importantes para o nosso organismo, e frutas como a maçã são leves e digestivas.

– Consome fibras. As fibras são essenciais para o normal funcionamento do sistema digestivo e também proporcionam uma sensação de saciedade.

– Evita alimentos processados.  O consumo frequente de alimentos processados não é saudável para o organismo e facilita o aumento de peso, por isso, é essencial prestar atenção aos ingredientes dos produtos que compras e consomes.

– Escolhe alimentos saudáveis e leves. As frutas e legumes são produtos estrela numa dieta de emagrecimento saudável. Procura vegetais frescos para incorporar nos teus hábitos para uma boa alimentação.

Podes encontrar uma dieta de emagrecimento eficaz e adequada para ti se tiveres em consideração todos os aspetos relevantes para uma vida e alimentação saudável e as tuas necessidades específicas. Define os teus objetivos e expectativas de forma clara e realista e consulta um nutricionista.

Aqui também podes encontrar mais informação e ideias sobre nutrição e alimentação  e saber como o peso afeta a fertilidade.