Pelo Comité Editorial Blog IVI Doa

7 hábitos saudáveis para começar bem o ano

Todos os anos quando chegam as datas festivas costumamos pensar o mesmo: “Tenho que começar a ter hábitos saudáveis e deste ano não passa!”
Neste tópico vamos propor 7 itens que valem a pena cumprir para começar bem o ano e deves mantê-lo durante o mesmo. Faz um pequeno esforço para o conseguir este ano e vais sentir-te orgulhosa de ti mesma com e dos teus hábitos saudáveis.

1- Fazer uma dieta equilibrada

Hoje em dia levamos um ritmo de vida bastante acelerado, por isso a maioria das vezes não investimos o tempo suficiente em alimentarmo-nos corretamente ou na preparação da comida da maneira mais adequada. Normalmente associamos o seguir uma dieta saudável e equilibrada como sendo uma dieta estritamente baseada em comer saladas e alimentos que são insípidos/insonsos. Existe uma grande variedade de comida saudável que lhe dá um toque de sabor à vida e comer não tem que ser aborrecido.

2- Fazer exercício

Para complementar uma dieta equilibrada nada melhor que fazer um pouco de exercício. Fá-lo de forma progressiva, começa por andar ou fazer 45 minutos de exercício 2 vezes por semana e pouco a pouco ir aumentando o tempo e a intensidade. Voltar ao peso ideal despois das festas, sempre custa um pouco mais, mas lembra-te, que o importante é começar e entre nós vamos conseguir.

 

3- Ouvir Spotify

Fazer exercício é sempre mais fácil e descontraído se o fizermos com música. hábitos saudáveismúsica. Porque não fazê-lo ao som de uma lista cheia de novidades?

No IVIDoa, temos a lista mais adequada para cada momento. A nossaPlayList EntreNós adapta-se perfeitamente tanto para essas tardes de estudo como para se preparar para os 10km.

 

4- Dedica tempo a ti própria

Com os estudos, o trabalho, os amigos, a família e as obrigações, quando é que temos tempo para nós?
Este ano tira tempo para ti, relaxa, lê um livro, vai às compras ou a um SPA, faz uma escapadela ou simplesmente não faças nada, fica pelo sofá. Necessitas de tempo para ti, para descansar, desligar e sentir-te melhor contigo própria. Um dos eixos centrais sobre os que gira a nossa saúde é a autoestima e a motivação em tudo o que fazemos. Cria novas metas e oferece-te a recompensa e nunca te esqueças de sorrir.

5- Fixar pequenas metas para cada mês do ano

Propõe-te a realizar e melhorar, por exemplo habitos-saludbles-tiempo-a-tino próximo mês de junho vou realizar a minha primeira corrida de 10 km” ou “vou melhorar a minha marca para menos X segundos”. Ainda que assim de repente pareça um pouco arriscado, o certo é que se se mentalizarem podem conseguir esse feito ou outros mais acessíveis. Sabes, que podes conseguir tudo o que te proponhas.

 

 

 

6- Aprender algo novo

Todas temos, em mente, algo que gostaríamos de fazer, mas por falta de tempo, dinheiro ou medo nunca nos atrevemos. Vais ficar com vontade de ter tentado para sempre?
Não. Este ano inscreve-te na aula de ténis ou judo, aprende inglês ou chinês, aprende a tocar guitarra ou qualquer instrumento, inscreve-te na aula de costura ou de eletrónica.

7- Viajar para lugares novos

Conhecer novos lugares, a sua cultura, o seu povo, aprender novos idiomas, etc. Quando se viaja damos mais valor ao que temos, à família, aos amigos, ao trabalho, etc., em geral às coisas do dia a dia. Sempre haverá mil histórias para contar, um sem fim de curiosidades, aprenderão coisas que nunca tinhas imaginado, incluindo aprender a conhecer-te melhor. Há muitas razões pelas quais viajar e conhecer o mundo, se torna um vício, uma vez iniciado é certo que não vais querer parar. Qual o país que te apetece conhecer?