O papel das mamãs modernas

Ser mãe moderna significa muito mais coisas do que aquelas que podemos pensar, na sociedade em que vivemos. O ritmo de vida atual não permite um segundo de descanso, com tarefas relacionadas com o cuidar da casa, a educação dos filhos e o horário obrigatório de trabalho. Coordenar os momentos com a nossa família e o trabalho requer força de vontade e uma série de regras pessoais que nos ajudarão a que o nosso dia a dia seja, no mínimo, um pouco mais tranquilo.

Fala com os teus filhos tudo o que possas

Quando estamos assoberbadas em trabalho, quer profissional quer pessoal, é fácil que as nossas conversas se convertam em pequenas frases preparadas que se alienam completamente daquilo que entendemos por conversação. Os filhos necessitam tanto de cuidados físicos como de carinho e a confiança da sua mãe, todo esse esforço será recompensado e faz esquecer qualquer problema que possamos ter tido. Não hesite em conversar com eles sempre que possa, mesmo que ainda não tenham idade para responder com nada mais do que um sorriso.

 

Dos cuidados a que te cuidem

Os primeiros anos de vida dos nossos filhos requerem que ponhamos toda a nossa atenção para as tuas necessidades, mas por mais que a nossa mente nos engane dizendo que continuam a precisar da nossa ajuda, os filhos acabam por crescer inevitavelmente. Ensine-os o quanto antes as tarefas básicas como fazer a sua cama, levantar a mesa ou concentrar-se nas tuas tarefas sem que tenha que estar constantemente em cima deles. Tu já cuidaste, é o momento deles te ajudarem pelos seus próprios meios e com a tua orientação como conselheira e especialista na vida moderna.

Não descures as tuas amizades

Ter filhos é maravilhoso, mas lembra-te de que tinhas uma vida antes de ter os teus filhos.

Mantém o contacto com os teus amigos mais próximos, evitando a todo o custo procura-los só quando necessitas deles. Um bom amigo será capaz de dar-te o espaço que necessitas, ao mesmo tempo que mostra o teu apoio incondicional quando o pedes diretamente. Lembra-te que a amizade é uma planta, que deve manter-se sempre bem tratada, se assim for os teus filhos acabarão fazendo parte dessa amizade.

Aproveita os teus filhos

Muitas mães concentram-se tanto em que os seus filhos tenham as suas necessidades satisfeitas que se esquecem do mais importante: aproveitar a tua companhia. Deixa que brinquem tranquilamente no parque enquanto conversas com outras mães, que vá para o seu quarto brincar com os seus brinquedos, deixa que te ajudem à sua maneira, quer seja a preparar a comida, pôr a mesa ou tarefas de limpeza. Os nossos filhos são a companhia perfeita para os momentos em que nos sentimos mais alegres e mais tristes, decididas e angustiadas.

Mima-te

Adoramos os nossos filhos, esta ideia não é incompatível com reservar um tempo para nós e termos hábitos saudáveis. Se deixamos que os problemas se acumulem, o nosso estado de espírito começa a decair pouco a pouco, afetando a nossa maneira de agir, inclusive com os nossos filhos. Uma mãe moderna conhece os seus limites, fazendo com que o mundo ao seu redor pare até que ela volte a sentir-se em condições de se reerguer.

Aprende com os teus erros

Não existe pessoa no mundo que não se engane. Quando se é mãe moderna, sabes que há sempre coisas para fazer, imprevistos dos quais aparentemente nem se dá conta e problemas do passado que podem solucionar-se desde que lhe dedique um pouco de tempo. Aceite os seus erros, compreenda que existem situações que escapam ao nosso controlo e outras que não poderá solucionar o que aconteceu, faças o que fizeres. Uma das formas mais certas para não cair no mesmo erro é não voltar a fazê-lo, não te esqueças disso.