A cada dia que passa, os relacionamentos virtuais tornam-se mais comuns. O desenvolvimento da internet e a falta de tempo incentivaram cada vez mais o relacionamento online. Embora seja verdade que iniciar um relacionamento online, como através de algumas apps, possa trazer benefícios para algumas pessoas, também implica riscos para outras.
Tabela de conteúdos
Nem tudo o que reluz é ouro
A Internet e as redes sociais permitem esconder a parte menos agradável de cada um de nós de uma forma mais simples do que cara-a-cara. Nos relacionamentos virtuais, tendemos a mentir mais, pois a outra pessoa não nos pode ver e não sabe mais sobre nós do que as informações que fornecemos.
Nesse contexto, tendemos a idealizar a outra pessoa. Num relacionamento físico, é mais fácil ver os defeitos da outra pessoa, reduzindo assim a intensidade dos sentimentos, enquanto nos relacionamentos virtuais, sem conhecer os defeitos e sem ter visto a outra pessoa, formamos uma imagem ideal, na nossa cabeça.
O que a linguagem não-verbal esconde
A linguagem não-verbal fornece-nos muitas informações sobre a outra pessoa. De facto, são necessários apenas 7 segundos para formar uma ideia sobre alguém que vemos pela primeira vez, e é difícil mudar essa imagem. Isso ocorre porque a maioria das informações que recebemos vêm da linguagem não-verbal: a maneira de se andar, gestos, postura, tom de voz…
Nos relacionamentos virtuais não temos essas informações. Isso torna a imagem mental formada muito menos clara e tendemos a criar um ideal. Atribuímos à outra pessoa as características que gostaríamos que o nosso parceiro tivesse, sem saber quais são as reais.
Dá o próximo passo
Depois de conhecer alguém online, é essencial dar um passo em frente e conhecê-la pessoalmente. Para reduzir o risco de ser enganado nos relacionamentos online, é essencial ver a outra pessoa ao vivo o mais rápido possível. Conhecerem-se pessoalmente num tempo aceitável reduz a possível deceção e também nos permite formar uma ideia mais realista da outra pessoa.
Para conhecer alguém a fundo, é necessário ver a pessoa pessoalmente. Dessa forma, podemos contrastar a ideia formada no relacionamento virtual com a do indivíduo na vida real e, assim, ter uma noção mais clara sobre o como essa pessoa é e se estamos realmente interessados.
Os relacionamentos virtuais têm vantagens, pois permitem conhecer mais pessoas e são especialmente interessantes se não tivermos muito tempo ou se formos tímidos. É necessário que, depois de algum tempo, conheçamos a outra pessoa a conhecer melhor e fortalecer o relacionamento.