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5 Conselhos para manter o teu peso [Infografia]

Manter o nosso peso ideal é por vezes difícil, e torna-se ainda mais difícil depois do Verão. Entre Nós vamos propor-te 5 conselhos simples para que te livres desses kilos a mais e possas voltar ao teu peso ideal.

Quando Setembro chega, pagamos a fatura do Verão.  Sim, aumentámos o peso e a balança não engana. Todo o peso ideal que mantivemos durante o ano, meses de dieta e horas de desporto, parecem ter sido em vão.

Emagrecer e engordar continuamente não faz bem ao nosso corpo, provocando problemas de saúde e até estéticos, como estrías por exemplo.

Entre Nós queremos explicar porque é que em determinadas ocasiões engordamos com facilidade, e dar-te uma série de conselhos para que consigas mater o teu peso ideal, mesmo nas alturas mais dificéis do ano, sem temer o dia da semana em que sobes à balança.

Porque é que às  vezes engordas com rapidez?

Muitas são as vezes em que nos perguntamos como é possível que tenhamos engordado sem termos mudado a nossa alimentação. Há muitos fatores que nos fazem, tanto engordar como emagrecer rápidamente e muitas vezes deconhecemo-los. Aquí, vamos mostrar 3 aspetos importantes que devemos ter em conta, antes de seguir os conselhos que vos apresentaremos mais adiante:

  • Ansiedade ou stress. Os vários estados emocionais afetam muito a nossa alimentação. Face a estas situações, o nosso cérebro lança respostas físicas que podem traduzir-se em naúseas, dores abdminais ou problemas digestivos, que fazem dimunuir o nosso apetite e consequentemente o nosso peso. às vezes, acontece tudo ao contrario: o estado de nervosismo é tal, que nos leva ao consumo de alimentos sem controlo, o que leva ao aumento da gordura corporal.
  • Problemas hormonais. As hormonas têm, muitas vezes, um papel muito importante no nosso peso. Além disso, a sua desregulação traz outros problemas como a diabetes, os ovários poliquísticos, síntomas na tiroide, e que podem fazer aumentar o peso sem termos alterado a nossa alimentação ou dieta. Por isto, é aconselhável consultar um especialista e despistar outro tipo de problemas.
  • Alteração de horários e quantidade de comida. Pequenas alterações nos nossos horários, podem converter-se em grandes inimigos para o nosso peso.

 

Como manter o meu peso após o verão?

 Agora que já sabemos que podemos ganhar peso rapidamente, às vezes sem dar conta e por ter variado a alimentação, recordamos-te que, para além de todos os conselhos que te possam dar, o mais importante para perder peso é a alimentação. Como já sabemos, cumprir uma dieta de estilo mediterrâneo é um elemento chave para reduzir o peso.

Seguem-se 5 conselhos que podes levar a cabo diariamente, para conseguires manter sempre o teu peso ideal:

  1. Calça as sapatilhas. O Running é um dos desportos que mais calorias queima. Os experts aconselham a correr 2 ou 3 vezes por semana, entre 30 a 40 minutos, 5 a 7 km. Com  temperaturas elevadas, não deves esquecer de beber muita água para te manteres hidratada. Assim, se tens um parque ou um espaço exterior por perto onde correr, calça as tuas melhores sapatilhas e dá-lhe com tudo.
  2. Organiza pequenas excursões. Outra opção que propomos é desfrutar, mais do que nunca, das montanhas e dos seus trilhos. Já pensaste em fazer caminhadas durante um fim de semana? É uma atividade bastante benéfica para o sistema cardiovascular, além de que  melhora o relacionamento entre amigos e é uma oportunidade para conhecer pessoas que partilham os mesmos hobbies que tu.
  3. Faz longas caminhadas. Sair para uma caminhada cerca de 30 minutos por dia é muito saudável. Está comprovado que andar melhora o sono, ao liberar serotonina (5-HT) e também reduz o mau humor. Assim já sabes, esquece as noites no sofá e aproveita o bom tempo para caminhar.
  4. Esquece o carro ou os transportes públicos. Deixar de utilizar o autocarro ou o carro pode adicionar à tua vida novos caminhos a percorrer todos os días, e queimar calorias quase sem querer. Não duvides, anda e deixa de lado qualquer transporte que uses e pensa  que se traduz também numa redução de custos.
  5. Sobe todas as escadas que puderes. Existem muitos exercícios que mantêm os nossos glúteos tonificados. Mas existe um que podemos fazer quase sem nenhum esforço e em pouco tempo. Subir escadas ajuda a eliminar a gordura, concretamente a celulite. Ainda estás a pensarcontinuar a usar o elevador?

 

Com estes 5 conselhos simples, consegues manter o teu peso ideal até depois das férias e esquecer  medo da balança.