excessos no natal

10 conselhos para evitar os excessos neste Natal [Infografia]

O Natal está a chegar e com ele as refeições e jantares, onde se põe sempre bastante comida na mesma. Todos os anos decidimos que não vamos comer muito mas no final caímos na tentação e por isso temos 10 conselhos para que os excessos da época das festas não sejam uma preocupação.

Disfruta do Natal sem perder a linha

Toma nota destes conselhos. Vão ser-te úteis para cederes a um ou a outro capricho, sem teres que renunciar à tua roupa favorita! 😉

  1. Cuidado com os doces de Natal, que embora sejam muito apetecíveis, não deves abusar nem comer todos os dias, muito menos à noite. O melhor é comê-los de manhã ou à tarde, e durante o resto do dia vais eliminando essas calorias.
  1. É muito importante teres atenção ao álcool. Gostas de beber um copo durante as refeições de Natal com os teus amigos? É muito comum beber vinho durante a refeição e um pouco de Porto com a sobremesa. Mas… não abuses. O nosso conselho é que vás alternando com agua, e assim ingeres menos álcool sem te dares conta. Lembra-te de te reservares, quando chegar a hora das bebidas.
  1. Mantém a tua rotina de exercício físico. Nunca a abandones! É uma das chaves para conseguires manter a linha. Sabemos que nesta altura das festas natalícias, aproveitamos para estar com os amigos, familiares e viajar, mas não te esqueces de reservar um tempinho para fazer habitos saduaveis, por exemplo: fazer uma caminhada, correr ou aproveitar o tempo em casa para subir e descer escadas ou fazer flexões.
  1. Se ao jantar poderes escolher entre carne e peixe, é sempre melhor optar pelo peixe. É menos calórico e menos pesado do que a carne.
  1. Aproveita o facto de nestes dias festivos, como o Natal ou a Véspera de Ano Novo se sair depois do jantar para dançar. Desta forma vais queimar as calorias que estão a mais. Mas atenção, lembra-te de não abusar no álcool.
  1. Gostas de ir ‘picando’ as entradas antes de chegar o prato principal? Cuidado com as entradas típicas como os canapés, enchidos e queijos. Como só um pouco e deixa espaço para o resto do jantar. Lembra-te que vais continuar a consumir muitas calorias durante a refeição, e ainda só estás no início.
  1. No dia a seguir às grandes e típicas refeições de Natal, deixa as sobras para outro dia e tenta comer algo mais leve. Opta por menus como sopa, verduras, carnes brancas porque são menos calóricas, e na sobremesa deixa os doces de lado e como fruta.
  1. Nos restantes dias opta por comer mais saladas e menos carne. É para compensar a dieta, já que há muitos dias de excessos.
  1. No supermercado tem cuidado com as ofertas que exibem durante a altura das festas. Não te deixes levar pelo desejo e compra apenas o necessário! Assim não terás em casa tentações para te saciar. És capaz?
  1. Cuidado com o sal na comida, principalmente no marisco que em datas festivas é muito consumido.

Lembra-te destes 10 conselhos para evitar os excessos no Natal, e não terás que te preocupar em Janeiro com dietas para voltar ao normal. Podemos sempre aproveitar as festas e comer o que o durante o resto do ano não temos oportunidade, mas tem em conta que o mais importante é o equilíbrio. Essa é a chave!

E principalmente, desfruta do Natal! E Boas festas!! 🙂

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