Pelo Comité Editorial Blog IVI Doa

Gravidez

6 dicas para reduzir o inchaço nos pés na gravidez [Infografia]

A gavridez é uma das mais bonitas etapas, mas  também acarreta alguns síntomas físicos bastante irritantes. Um deles, e o mais comum, é o inchaço do pés. Praticamente todas as mulheres passam por isto durante a gestação.

Entre nós, vamos contar-te porque surge este inchaço e desvendar 6 dicas para o combater, para que possas disfrutar plenamente desta etapa incrível!

Porque é que este inchaço ocorre?

Também conhecido como edema, é muito comum sofrer desta condição no último trimestre de gestação, especialmente no Verão. No caso de mulheres cuja gravidez é múltipla ou que tenham líquido amniótico excessivo, esse sintoma ocorre antes deste período.

A realidade é que os pés incham na gravidez devido ao aumento da produção de fluídos corporais e da retenção de líquidos. Devemos também ter em conta que o aumento progressivo do tamanho do útero causa pressão nas veias da pelve e na veia cava. Ora isso faz com que a circulação se torne mais lenta.

Este sintoma tende a piorar ao final do dia, quando clima está mais quente ou quando s passa muito tempo de pé ou sentada. Ter os pés ou os tornozelos inchados após o parto também é normal, pois o excesso de fluidos corporais é eliminado gradualmente pelo corpo.

Como prevenir ou reduzir?

Abaixo estão algumas dicas para reduzir ou mesmo prevenir e eliminar este sintoma tão comum e tão irritante.

  1. Controla a dieta. Tudo o que comes e bebes durante a gravidez, afecta diretamente o teu corpo. Por exemplo, ingerir muito sal leva à retenção de líquidos, o que provoca inchaço nos pés e nos tornozelos. Além disso, é sempre recomendável beber dois litros de água por dia, para hidratar e expulsar toxinas do corpo.
  2. Praticar exercício físico leve, caminhar, nadar, etc., é bastante benéfico para evitar o inchaço. Além disso, ir alterando a postura, ou seja, mudar de posição com regularidade, quer seja de pé ou sentada, melhorará a circulação.
  3. Cuidar dos pés. Realizar exercícios ou movimientos simples, melhora a circulação e reduz o inchaço.

Destacamos os seguintes:

  • Flexionar os pés para estirar os músculos
  • Mover os dedos dos pés e rodar os tornozelos, é óptimo para evitar a retenção de líquidos.
  • Dar banhos e massajar os pés com água fria ou quente.
  1. Pés para cima. Um dos conselhos mais frequentes é colocar os pés para cima, enquanto estás sentada ou deitada. Os pés devem estar acima do quadril  situar para deminuir o inchaço.
  2. Escolher posturas seguras. Para conseguir uma melhor circulação, deves evitar posturas que a dificultem, tal como cruzar as pernas ou os pés.
  3. Roupa e calçado confortáveis. Usa sempre roupas largas e soltas, que não te apertem nehuma parte do corpo, para que te possas movimentar melhor e de forma mais activa. Podes também optar, por exemplo, por meias de descanso durante o dia, que vão facilitar o fluxo venoso, o que te fará sentir as pernas menos pesadas. É importante realçar que estas meias também ajudam manter a temperatura corporal e a prevenirem o aparecimento de varizes. Por fim, deves evitar os saltos altos e usar calçado que não coloque muita pressão sobre o pé, é das melhores coisas que podes fazer para te sentires confortável durante a gravidez.

Embora o edema dos membros inferiores possa ser considerado um sintoma normal da gravidez, deves consultar o teu ginecologista caso surja uma mudança repentina ou se aparecer associado a outros sintomas, como dor de cabeça, por exemplo.

 gravidez infografia