Como cuidar da pele depois das vacinas

Sim, tivemos um verão agradável, mas chegou a hora de virarmos definitivamente a página. Estamos imersas na rotina, no dia-a-dia, no trabalho, na família… temos de nos cuidar. E, nesses cuidados, inclui-se também a nossa pele. Esta é um momento crucial, em que os excessos do sol do verão e o frio que começa a surgir se juntam. Aprende a cuidar da pele no outono.

Com o fim das férias chega um novo ritmo chega e o regresso às obrigações do dia-a-dia. Um dos desafios mais comuns são as idas ao ginásio e começarmos a cuidar melhor do nosso corpo. É sabido, cada uma de nós percebe dentro de si e isso nota-se por fora. No entanto, muitas pessoas negligenciam outro aspeto importante e que deve ser uma prioridade na nossa rotina: cuidar da pele. Porquê? Porque no verão cometemos vários excessos: muito sol, cloro das piscinas, salinidade no mar, mais vida social do que o normal, possivelmente mais álcool e menos comida saudável… Portanto, os cuidados com a pele no outono são essenciais.

E a nossa pele funciona como uma agenda: memoriza como a tratamos ao longo de nossas vidas, e responde anos mais tarde com um aspeto melhor ou pior. Se aos excessos do verão adicionarmos os “perigos” que enfrentamos no outono, não restam dúvidas que devemos mimá-la mais. As temperaturas descem, começa a ficar mais frio, a pele sofre mais, podem ocorrer até alguns cortes ou marcas devido à falta de hidratação… devemos saber como cuidar da nossa pele no outono para mantê-la em perfeitas condições também nessa época do ano.

cuidar da pele no outono

Hidratantes, antioxidantes e duches curtos

Especialmente quando está frio, gostamos de demorar um pouco mais no duche e sentir o calor da água quente na nossa pele, a relaxar-nos. Uma sensação agradável, sim, mas nada benéfica para a nossa pele, já que duches longos a danificam, pois fazem com que a camada protetora da pele seja perdida e mais facilmente fique desidratada. Opta sempre por duches curtos e com temperaturas moderadas, um dos remédios para cuidar da pele no Outono.

Também é muito importante saber que sabonete usamos nos nossos duches ou banhos. Deves saber que, se usarmos sabonetes de má qualidade ou não adequados ao nosso tipo de pele, perderemos a nossa gordura protetora e começaremos a ver uma pele com menos luminosidade do que antes. Nem é recomendável ser demasiado exigente ao esfregar sabão na nossa pele, talvez em lugares como as axilas sim, mas não há necessidade de exagerar no outono, a nossa epiderme já sofre o suficiente com o frio.

E depois do banho, é essencial hidratares-te. Claro que apenas quando a pele ainda está húmida, e não quando está completamente seca. Dê à sua pele uma hidratação extra, o que virá a ser uma grande ajuda durante o teu dia. Embora nem tudo dependa dos cremes e banhos, para cuidar da pele no outono é importante tomar antioxidantes e, claro, a vitamina C é também essencial. No teu interior, esta vitamina é o teu melhor aliado contra os radicais livres. E do lado de fora – como com as bolhas – ajuda a dar luminosidade e atuar em profundidade nas células. Exibe uma pele perfeita.

Quem disse que o sol de outono não aquece?

Embora a taxa de raios ultravioleta diminua e haja dias nublados, o sol continua ativo e pode “atacar” a nossa pele. Usa protetor solares durante todo o ano, também no outono, e especialmente no rosto. Além disso, escolhe tratamentos de despigmentação para te ajudar a ter um rosto saudável. Anima-te!