curiosidades menstruacao

Curiosidades sobre a menstruação [Infografia]

Como já comentamos num artigo anterior, “causas para a menstruação irregular”, já sabemos porquê e como se dá o processo da menstruação nos anos mais férteis da mulher. No total temos ao redor de 400 menstruações ao longo da nossa vida e gastamos alguns euros na nossa higiene íntima durante estes dias.

Neste artigo vamo-nos centrar em algumas curiosidades que costumam passar no nosso dia- a- dia quando temos a menstruação, vamos também descobrir algumas curiosidades de algumas partes do mundo que nos vão surpreender.

  • Só porque tens a menstruação cada mês não significa que estás a ovular

Parece um pouco assustador, mas é mesmo assim. Não é por sangrarmos todos os meses que nos garante que sejamos férteis nem que estamos a ovular. Por exemplo, as raparigas que tomam algum tipo de contracetivo, como as pílulas, não chegam a ovular.

  • A utilização do copo menstrual

O copo menstrual é a alternativa mais utilizada nos métodos mais tradicionais durante a menstruação. O copo é um recipiente de silicone que permite realizar qualquer atividade com total liberdade. Podes levá-lo até 12 horas seguidas (dependendo do sangramento) e logo voltar a utilizar. Além disso, podes voltar a utilizar em cada uma das tuas menstruações.

  • Durante a menstruação podes aumentar alguns quilinhos.

Calma, este aumento de peso pode não ser real e logo voltas ao teu peso normal. Algumas mulheres experimentam um aumento entre 1 e 3 quilos durante os dias anteriores e durante a menstruação, devido à retenção de líquidos e à ansiedade por comida .

Isto passa porque as células do organismo armazenam um pouco mais de água do que o normal, o que gera uma sensação de inchaço. É por isto que é muito comum sentir dor nos seios, e sentir o abdómen mais pesado. Isto se vê refletido na balança como aumento de peso.

  • Porque é que um homem pode saber quando está a ovular uma mulher?

Algumas investigações realizadas até ao momento demonstram que os homens sentem-se atraídos pelo cheiro de uma mulher quando esta está a ovular e também se sentem mais atraídos pelos seus movimentos de baile, de andar… quando as mulheres estão nos dias mais férteis.

E como contrapartida, às mulheres aumentam o apetite sexual durante os dias da ovulação ou dias férteis, uma vez que durante esta fase do ciclo menstrual aumenta a produção de estrogéneo, hormonas que influenciam o aumento de libido ou excitação.

Poderíamos nomear muitas mais curiosidades sobre a menstruação da mulher e algumas repercussões que têm em alguns países, mas gostaríamos que tu adicionasses alguma outra curiosidade. Atreves-te?

infografia