experiencia erasmus

Estás em Erasmus? Guia prático para aproveitares a tua estadia

A experiência Erasmus é sem dúvida uma das mais enriquecedoras (profissionais e pessoais) que podem mudar a tua vida para sempre. É uma experiência de formação voluntária a nível internacional e está disponível para qualquer estudante universitário.

O idioma

No momento exato em que o teu destino estiver confirmado, podes começar a praticar intensamente o idioma. Mergulha nele o máximo possível antes de começares a tua aventura. Não te esqueça que vais precisar dele dentro e fora da sala de aula.

O teu percurso académico

É importante que prestes atenção aos teus objetivos académicos antes de iniciares os procedimentos de inscrição. Dá uma olhada em todos as cadeiras que podem ser realmente úteis e que te interessem.

Faz uma seleção de todas aquelas cujos créditos possam ser úteis para avançares no teu percurso académico e que, de alguma forma, possam ajudar-te a orientar a tua carreira da melhor forma.

Comodidade antea de tudo

Um dos erros que são cometidos com mais frequência ao preparar a bagagem é carregar mais coisas do que realmente são usadas mais tarde. Em Erasmus não vais precisar de levar o teu armário inteiro ou três secadores diferentes.

Para agilizar o teu transporte e tornar a viagem mais confortável, é importante que priorizes e optes pelas coisas que realmente te serão úteis. Escolhe a opção mais básica e, depois de te instalares no teu destino, avalia a possibilidade de receberes por encomenda algumas coisas, depois de instalares alguns de teus pertences.

Flexibilidade

Para aproveitares ao máximo a experiência, é importante que aprendas a abrir a tua mente e ser flexível em determinadas situações. Por exemplo, com as tuas novas parceiras de residência, com os horários definidos ou a dieta. Combina uma noite de raparigas com as tuas novas companheiras!

A tua capacidade de adaptação será crucial para poderes integrar da melhor maneira as novas circunstâncias e poderes saborear toda a experiência. Lembra-te de que não estás em casa, portanto, nem tudo ao teu redor vai ser do teu agrado.

Gere bem o dinheiro

Nos meses anteriores ao início do teu programa Erasmus, será aconselhável que te dediques a economizar e obter uma renda extra com um emprego part-time, compatível com seus estudos.

Ter uma margem económica certamente fará a diferença e ajudar-te-á a desfrutar de maior liberdade, no que toca ao turismo, por exemplo. É provável que, durante o Erasmus, decidas fazer algumas viagens, aproveitando essa oportunidade para visitar os países vizinhos ao teu destino.

Adopta uma rotina saudável

No entanto, o dinheiro não será o essencial para esta experiência. Os teus hábitos serão decisivos, nesse sentido. Por exemplo, rodeares-te de diferentes tipos de pessoas ao longo da tua experiência irá ajudar-te a conhecer novos cantos da cidade e todo o tipo de atividades.

Cuida também da sua saúde e não caias num estilo de vida sedentário. Mudar os hábitos alimentares custa sempre, mas também te incentivamos a comer produtos típicos do país em que estiveres. Escolhe andar de bicicleta pela cidade ou inscreve-te nos desportos mais comuns no campus onde estiveres a estudar.

Integra-te o máximo possível

A integração será muito mais fácil e fluida se fizeres a tua parte. A chave é seres participativa.

Inscreve-te em todos os tipos de atividades culturais, conferências e tudo o que foi projetado especificamente para a integração dos estudantes Erasmus.

experiencia erasmus mulheres

Mergulha de cabeça

Absorve tudo o que for sinónimo de cultura. Como é a arte e a cultura do teu país de destino? Como é a gastronomia, e os museus? Tenta também misturar-te com as pessoas da tua vizinhança, para conheceres o modo de vida delas e aprender com elas, de alguma maneira.

Estás pronta para enfrentar um dos melhores anos da tua vida? E se já o fizeste, o que destacarias desse ano fantástico?