ovulacao-portada

Maneiras de detetar a ovulação

A ovulação ocorre quando se liberta um óvulo de um dos ovários. A sua fase mais fértil acontece potencialmente cinco dias antes da ovulação, até ao dia em que ela ocorre. Mas é nos últimos três dias desse período que há maior probabilidade de engravidares.

Não há uma maneira infalível de prever quando vais ovular. Existem, porém, algumas maneiras de detetar que a ovulação está a ocorrer e fazer com que as tuas relações sexuais coincidam com esse momento, aumentando dessa forma a probabilidade de engravidar.

ovulacao

Como detetar a ovulação?

Presta atenção à tua temperatura corporal e ao corrimento vaginal e anota a sua evolução num gráfico. Vais obter um padrão que te vai ajudar a prever o início do próximo período de ovulação. No entanto, se tens períodos irregulares, não será possível identificar um padrão.

  • Regista a tua temperatura todas as manhãs com um termómetro e regista-a num gráfico.

No dia seguinte ao início da ovulação, deverás verificar uma alteração de cerca de 1 a 5 décimas em graus Celsius (0,5 e 1,0 graus Fahrenheit) na tua temperatura corporal. Esse aumento de temperatura indica que estás agora a ovular, porque a libertação do óvulo estimula a produção da hormona progesterona, o que leva a uma ligeira subida da temperatura corporal.

  • Presta atenção ao teu muco cervical. O muco cervical é o corrimento vaginal que às vezes encontras na tua roupa íntima.

Durante a maior parte do mês, este muco cervical nota-se muito pouco e pode ser muito pegajoso e espesso. Porém, nos três ou quatro dias após a ovulação, vais notar um aumento no muco cervical e uma mudança na sua textura. Será mais claro, escorregadio e elástico. Ficará com um aspeto e textura semelhantes à clara de um ovo, quando cru.

Finalmente, repara se tens cólicas leves, dor abdominal latejante ou dores nas costas, perto dos dias em que estás a ovular. Observa também se tens gases ou dores de cabeça. Embora estas não sejam propriamente maneiras de detectar a ovulação, será útil estares a par destes sintomas (caso os tenhas) enquanto estiveres a seguir qualquer um dos dois métodos que falámos anteriormente.