cremes anti-envelhecimento

Com que idade devemos começar com os cremes anti-envelhecimento?

Manter uma boa pele na idade adulta é o resultado de um processo de longo prazo. É por isso que investir em produtos anti-envelhecimento é eficaz. No entanto, há uma pergunta muito comum: quando é aconselhável começar a usar esse tipo de cremes?

Cremes anti-envelhecimento são uma constante nos anúncios de televisão. Existem infinitos tipos e todos com propriedades diferentes.

Na maioria das vezes pensamos «isso não é para mim, certo?», mas há um momento em que duvidamos se chegou a hora de usar produtos anti-envelhecimento.

Porque:

  • Alguém sabe qual é a idade apropriada?
  • Existe algum ponto de não retorno após o qual não é possível recuperar a elasticidade perdida?
  • Ou aquelas rugas ao lado do olho são de sorrir ou já são pés de galinha?

O creme anti-envelhecimento é para idosos?

Normalmente associamos cremes com efeito anti-envelhecimento a todas aquelas mulheres que já entraram numa idade mais avançada e que apresentam sinais visíveis de idade. No entanto, não é necessário esperar até ter rugas para começar a usá-los, como diz o ditado «é melhor prevenir do que remediar».

Como ter uma pele saudável?

Um dos fatores mais importantes para ter uma pele saudável é a hidratação, mas também a proteção contra agressões externas, especialmente aquelas que resultam da exposição ao sol durante as férias, por isso devemos cuidar da nossa pele. Habituarmo-nos a usar cremes faciais com propriedades hidratantes é o primeiro passo. É aconselhável adotar uma rotina já desde uma tenra idade. Por exemplo, começar a fazê-lo na adolescência vai ajudar a criar o hábito e depois na idade adulta será mais fácil. Além disso, a aplicação de cremes com um filtro de proteção UVA é essencial não apenas durante os meses de verão.

É sabido que um dos principais agentes de envelhecimento é o sol, precisamente porque tem a capacidade de eliminar o colágenio. Sem colagénio, a nossa pele não tem elasticidade, e começamos a perder colágenio por cerca de 25 anos.

cremes anti-envelhecimento sol

Qual é a idade mais adequada para começar a usar cremes anti-envelhecimento?

Como podes imaginar, é impossível (e não tem sentido) definir uma idade específica na qual todos devem começar a aplicar cremes anti-envelhecimento. O que podemos fazer é estipular uma idade média, para se ter uma vaga ideia.

Porquê aos 25 anos?

Como já mencionamos, após os 25 anos, em média, a pele começa a perder a sua capacidade de produzir colagénio. Precisamente por essa razão, esse seria o ponto apropriado para começar a adotar medidas preventivas. No entanto, é importante que não nos tornemos obcecados com o assunto. Isso não significa que a partir daí começamos a perder a elasticidade de forma acelerada e as rugas aparecem. Na verdade, o processo é gradual, por isso devemos ser realistas sem ficarmos obcecados.

Quais as áreas a que deve prestar mais atenção?

Ao aplicar este tipo de creme é aconselhável prestar atenção especial à área dos olhos, porque é a área mais delicada. Além disso, devemos ter em mente que os cremes anti-envelhecimento não são um produto milagroso e que uma única aplicação não vai mudar a aparência de ninguém. É importante prestar atenção e manter a consistência, mês após mês. Em suma, os 25 anos são o momento chave para começar a prevenir e cuidar da nossa pele com um amor especial. Vai em frente!