igualdade femenina sexos

E se a igualdade se tornar um problema?

Erradicar a desigualdade entre homens e mulheres é um trabalho de todos. Temos que agir juntos para alcançar um mundo equitativo, no qual todos temos os mesmos direitos. O feminismo é um movimento reivindicativo, cujo objetivo é alcançar essa tão desejada igualdade. Foram tomadas muitas medidas para nos encontrarmos na situação atual e já fizemos um grande avanço, mas ainda há um longo caminho a percorrer. Juntos, vamos conseguir.

A mudança está na consciência

Embora tenha havido progresso, a desigualdade ainda existe. Embora “no papel” as mulheres sejam iguais aos homens, a verdade é que a sociedade continua machista. Nas relações sociais, laborais ou familiares, muitas vezes há um tratamento diferente para homens e mulheres. A resposta para todas as seguintes perguntas justifica continuarmos a falar sobre desigualdade.

  • Quem normalmente vê as suas horas de trabalho reduzidas?
  • Quem tende a cuidar mais das tarefas do lar?
  • A quem normalmente dão a conta nos bares?

desigualdade femenina

Discriminação direta vs. discriminação indireta

Como mencionamos anteriormente, a situação legal não é a mesma que a real. Embora legalmente não exista discriminação direta, ou seja, a lei não concede tratamento preferencial a homens ou mulheres, existe discriminação indireta.

A discriminação indireta decorre da falta de observação da situação de desigualdade e desvantagem das mulheres. Cultura e tradição estão na base deste problema.

Um exemplo claro de uma circunstância em que a discriminação indireta ocorre está na criação de algumas leis. Embora seja verdade que o quadro jurídico é igual para ambos, às vezes não é equitativo. Uma lei não será justa se, mesmo que trate ambos os sexos de igual forma, não leve em consideração as desvantagens das mulheres.

Telhado de vidro

O produto da discriminação indireta é o teto de vidro. Este termo é usado para nos referirmos à barreira que as mulheres encontram para aceder aos cargos superiores. A maioria deles é ocupado por homens.

A existência do teto de vidro tem sérias consequências. Não conseguir aceder a posições mais altas significa que as mulheres têm menor poder de compra.

Além disso, a redução das horas de trabalho é muito mais frequente em mulheres do que em homens, pois elas tendem a ser responsáveis pelo cuidado de dependentes, o que tem um impacto negativo no valor de suas reformas.

A igualdade é um dos grandes desafios da história. A sociedade evoluiu muito, embora não seja ainda o suficiente, especialmente em algumas partes do mundo onde a desigualdade permanece abismal. Vamos lutar por um mundo mais justo. Mais equitativo. Melhor.