ovulos vaginais

Para que servem os óvulos vaginais?

Já te falamos sobre os óvulos vaginais. Como sabes, são preparações sólidas de pequenas dimensões que são introduzidas na vagina. Quando expostos à temperatura corporal, eles derretem e os seus componentes atuam sobre diferentes problemas de saúde. Sabes como são aplicados? A seguir, relembramos o processo de inserção e analisaremos alguns aspetos a considerar:

Como aplicar óvulos vaginais?

Antes de iniciar a aplicação e o tratamento, é importante lavar as mãos. Lembra-te que os ovos penetrarão a vagina e não é recomendável que eles entrem em contato com bactérias.
Geralmente, os óvulos vêm em embalagens especiais. Para usá-los, a próxima coisa que deves fazer é retirá-los com muito cuidado. Algumas das embalagens têm um design especial que serve como aplicador. Nesse caso, só precisarás de os pôr no orifício na ponta da embalagem.

Adopta uma posição que facilite a sua aplicação

Podes sentar-te ou deitar-te com as pernas dobradas ou semi-dobradas. Lembra-te só de as separar, para que a dilatação possa ocorrer facilmente.

Insere os óvulos na vagina.

Para isso, deves introduzir lentamente o aplicador e, se a embalagem não tiver um, usar os dedos, inserindo-os o mais profundamente possível.

Soltar os óvulos

Depois de inserir os óvulos na vagina, só precisas de pressionar o êmbolo para os soltar e remover o aplicador. Caso não uses um aplicador, só tens de remover os dedos. Lembra-te de fazê-lo com a máxima suavidade e tranquilidade. Não há pressa!

Higiene

Depois de terminar a aplicação, só precisas de lavar as mãos e, se precisares, limpar a área da vagina com um pano húmido.

ovulos vaginais mujer

O que deves ter em mente ao usar estes supositórios vaginais?

Se estiveres grávida, usa os dedos e tem muito cuidado. O aplicador não é recomendado para mulheres grávidas, devido aos possíveis riscos associados.

É comum que, uma vez introduzido o óvulo, ele perca a sua aparência sólida. O mais comum é que se torne numa substância líquida que pinga abundantemente e pode manchar a tua roupa interior. É por isso que sua aplicação é mais recomendada antes de dormir. Caso não seja possível, aplique-o durante o dia e recomenda-se o uso do Salva Slip, para evitar possíveis manchas.

Os tratamentos por óvulos vaginais podem ter um período de aplicação variável. Lembra-te que deves usá-los até ao final do tratamento (após as datas indicadas pelo teu médico). Se durante o tratamento tiveres o período, deves optar por salva slips em vez de tampões.

Deves estar bem ciente do que são os óvulos para infeções ou vaginais e, ainda mais, não os uses se expirarem, pois eles não desempenharão a sua função. Durante o processo, não é aconselhável fazer sexo. No entanto, consulta sempre o teu ginecologista, pois isso dependerá do tratamento que cada uma.