receitas natal-portada

Receitas de natal: Como triunfar na tua ceia

És a anfitriã deste ano durante o jantar de Natal? Se é tua primeira vez, respira, é muito mais simples do que parece. Normalmente, este tipo de jantares costuma gerar stress e sobrecarga, mas não há nada que não possa ser conseguido com um pouco de calma e criatividade. Se quiseres ter sucesso com tuas receitas de Natal e oferecer um jantar inesquecível para os teus convidados, presta atenção a estas dicas:

Planeia a tua ementa

Antes de te dedicares às receitas de Natal, é recomendável planear e procurar uma combinação perfeita. O objetivo será criar um menu que agrade a todos os convidados. Para tal, é importante conheceres bem as pessoas convidadas, de modo a que a tua refeição não cause indigestão a ninguém. Pensa como vais organizar os lugares. Podes atribuir um sítio a cada através de cartões com o nome de cada convidado e distribuí-los pelas cadeiras.

Presta atenção à decoração

A decoração de Natal pode ser um ponto a teu favor, porque promove um ambiente íntimo e atraente. Se pretendes incluir decoração na mesa de jantar, fá-lo de forma ordenada e sem sobrecarregar desnecessariamente os espaços. Podes usar uma peça central atraente com algumas flores ou velas. Não te esqueças que os verdadeiros protagonistas da mesa devem ser as tuas receitas de Natal. Escolha uma gama chamativa de cores para a toalha de mesa e até mesmo para a mesa. Por exemplo, podes conjugar a cor vermelha e a cor prata.

Tem em mente que os jantares de Natal são comemorações especiais, usa os teus melhores talheres! Estás a dizer adeus ao ano!

As tuas receitas de Natal

Para escolher o teu menu, a primeira coisa que deves pensar é qual será o prato principal, o verdadeiro protagonista. Então, depois sim, podes escolher a sobremesa e as entradas.

receitas natal

Que receitas de Natal recomendamos para um bom menu?

Os assados de carne são geralmente uma escolha tradicional, como o peru recheado. Peixes como robalo são outra boa alternativa, porque são mais leves e mais rápidos de cozinhar.

Pode haver um vegetariano ou vegan entre os convidados. Tenta oferecer uma alternativa para eles, folhados ou pratos de massa podem ser uma boa alternativa. Este tipo de pratos pode ser preparado com antecedência, para que não tenhas que prepará-los no mesmo dia do jantar.
Para os mais novos, podes preparar os seus alimentos preferidos, como mini hambúrgueres caseiros, massas ou filetes por exemplo.

Um dos erros mais comuns cometidos nos jantares de Natal é encher o menu com muitos petiscos. No final, o que acontece é que quando chega a hora do prato principal já estamos cheios e há excesso de comida. Para evitar isso, tem atenção às doses e escolhe entradas que não encham tanto, como canapés com alternativas vegetais, saladas, presunto e queijo ou alguns mariscos.

Depois do jantar, podes oferecer uma sobremesa não é muito pesada, como uma bandeja de chocolates, frutas ou gelado. Vais arrasar! 😉