relacionamentos virtuais

Relações pessoais ou virtuais?

A cada dia que passa, os relacionamentos virtuais tornam-se mais comuns. O desenvolvimento da internet e a falta de tempo incentivaram cada vez mais o relacionamento online. Embora seja verdade que iniciar um relacionamento online, como através de algumas apps, possa trazer benefícios para algumas pessoas, também implica riscos para outras.

Nem tudo o que reluz é ouro

A Internet e as redes sociais permitem esconder a parte menos agradável de cada um de nós de uma forma mais simples do que cara-a-cara. Nos relacionamentos virtuais, tendemos a mentir mais, pois a outra pessoa não nos pode ver e não sabe mais sobre nós do que as informações que fornecemos.

Nesse contexto, tendemos a idealizar a outra pessoa. Num relacionamento físico, é mais fácil ver os defeitos da outra pessoa, reduzindo assim a intensidade dos sentimentos, enquanto nos relacionamentos virtuais, sem conhecer os defeitos e sem ter visto a outra pessoa, formamos uma imagem ideal, na nossa cabeça.

relacionamentos virtuais pc

O que a linguagem não-verbal esconde

A linguagem não-verbal fornece-nos muitas informações sobre a outra pessoa. De facto, são necessários apenas 7 segundos para formar uma ideia sobre alguém que vemos pela primeira vez, e é difícil mudar essa imagem. Isso ocorre porque a maioria das informações que recebemos vêm da linguagem não-verbal: a maneira de se andar, gestos, postura, tom de voz…

Nos relacionamentos virtuais não temos essas informações. Isso torna a imagem mental formada muito menos clara e tendemos a criar um ideal. Atribuímos à outra pessoa as características que gostaríamos que o nosso parceiro tivesse, sem saber quais são as reais.

Dá o próximo passo

Depois de conhecer alguém online, é essencial dar um passo em frente e conhecê-la pessoalmente. Para reduzir o risco de ser enganado nos relacionamentos online, é essencial ver a outra pessoa ao vivo o mais rápido possível. Conhecerem-se pessoalmente num tempo aceitável reduz a possível deceção e também nos permite formar uma ideia mais realista da outra pessoa.

Para conhecer alguém a fundo, é necessário ver a pessoa pessoalmente. Dessa forma, podemos contrastar a ideia formada no relacionamento virtual com a do indivíduo na vida real e, assim, ter uma noção mais clara sobre o como essa pessoa é e se estamos realmente interessados.

Os relacionamentos virtuais têm vantagens, pois permitem conhecer mais pessoas e são especialmente interessantes se não tivermos muito tempo ou se formos tímidos. É necessário que, depois de algum tempo, conheçamos a outra pessoa a conhecer melhor e fortalecer o relacionamento.