doação de óvulos e relações sexuais

Relações sexuais após a doação de óvulos: sim ou não?

A doação de óvulos é um processo rápido, seguro e simples, que dificilmente afeta a vida diária das dadoras. No entanto, apesar disso, é aconselhável tomar algumas precauções para garantir que o processo seja um sucesso.

Posso fazer sexo antes de uma doação de óvulos?

Especialistas em procriação medicamente assistida aconselham as dadoras a não fazer sexo durante o tratamento. E, como são submetidas a estimulação hormonal dos ovários antes da punção (extração de óvulos), esse facto pode aumentar o risco de gravidez durante os dias em que o tratamento de estimulação ovárica atue.

Por esse motivo, e embora o processo de doação de óvulos seja compatível com praticamente todas as atividades da vida diária da dadora, não é aconselhável manter relações sexuais durante o tratamento hormonal.

Posso fazer sexo depois de uma doação de óvulos?

Muitas dadoras perguntam-se se é possível e seguro fazer sexo após a punção ovárica para extração de óvulos. Nesse sentido, os especialistas em procriação medicamente assistida não recomendam ter relações sexuais no período entre a punção folicular e a próxima menstruação.

Durante o período de doação

Devido aos efeitos do tratamento hormonal nos ovários, a dadora produz muito mais óvulos maduros que o normal e, embora sejam removidos durante a punção folicular, alguns podem permanecer nos ovários. Nesse caso, se tiveres relações sexuais desprotegidas durante os dias após a punção, o risco de gravidez aumenta consideravelmente, assim como o de ocorrerem múltiplas gravidezes.

Além disso, e como a vascularização dos ovários é muito maior após a estimulação ovárica, a relação sexual pode ser um pouco incómoda e dolorosa quando realizada nessa altura.

Essa é outra razão pela qual as dadoras são aconselhadas a aguardar pela próxima menstruação após a doação de óvulos para retomar a sua vida sexual ou, pelo menos, o sexo com penetração.

Portanto, a recomendação geral dos especialistas é que não tenham relações sexuais durante todo o período entre o tratamento de estimulação ovárica, punção folicular subsequente e a próxima menstruação.

Doação de óvulos e relações sexuais

Após o tratamento da doação de óvulos

Deve-se notar também que a coisa mais normal após a punção ovárica é que a dadora de óvulos tenha menstruação novamente 14 ou 15 dias após a extração. Mas é recomendável que, após uma doação de óvulos, faça uma revisão ginecológica no final da primeira menstruação após a punção, para verificar se está tudo bem.
Quando o novo ciclo menstrual começa, com a chegada do período, a dadora de óvulos pode retomar a sua atividade sexual com total normalidade e sem qualquer tipo de problema. E o mais importante, a sua fertilidade não será afetada de forma alguma com a doação.

Torna-te dadora de óvulos

Se tens entre 18 e 34 anos e uma boa saúde física e mental, podes tornar-te dadora de óvulos.

Após uma primeira entrevista pessoal com a nossa equipa médica e após dares o teu consentimento, serás submetida a alguns exames médicos para confirmar que estás de perfeita saúde e não há nenhum risco, uma vez que, nas clínicas IVI Doa olhamos acima de tudo para a tua saúde.