relacoes sexuais

Posso ter relações sexuais e ser dadora?

Estás a pensar em ser dadora de óvulos e de certeza que tens muitas perguntas, tais como: Quais são os requisitos que tenho de cumprir? Para que tipos de casos utilizam-se os óvulos? Ou posso ter relações sexuais com o meu parceiro durante o processo de doação?

Não importa que já tenhas tido relações sexuais alguma vez na tua vida para  ser dadora de óvulos. Mas durante todo o processo de doação, desde que começam as provas até passado algum tempo de ter doado, é quando há que ter um cuidado especial ao ter relações sexuais, sobretudo pelos riscos.

Ainda assim, não tens com que te preocupar pelas tuas dúvidas, entre nós sabemos como resolvê-las. Em artigos anteriores respondemos às perguntas mais frequentes das dadoras, hoje respondemos concretamente a uma das questões que mais nos fazem.

O que acontece se mantenho relações sexuais durante o processo de doação?

Esta é a pergunta chave, a que todas vocês fazem quando pensam em ser doadoras. Como já sabem, para ser dadora tens que te submeter a um tratamento médico no qual os teus óvulos multiplicam-se para que no momento da punção possam ser recolhidos e por isso não é o momento ideal para manter relações sexuais.

É aconselhável não manter relações sexuais durante o tratamento médico porque pode ocorrer duas coisas:

  • Gravidez múltipla: devido ao tratamento que provoca a multiplicação de óvulos. Se mantens relações sexuais tens muitas probabilidades de ficar grávida de mais de um bebé.
  • Torção do ovário: é a rotação do ovário de tal forma que pode chegar a obstruir a artéria ou a veia. Este é sem duvida o mais perigoso, já que se requer cirurgia para o seu tratamento.

Nós aconselhamos que não tenhas relações sexuais durante todo o tratamento médico e além disso, depois da punção também é recomendado esperar até depois da seguinte menstruação para voltar a ter relações sexuais.

Depois desta “primeira menstruação” e passada a punção, tudo voltará à normalidade e não terás nenhum risco de gravidez múltipla ou de torção do ovário que neste caso é mais perigoso para a tua saúde.

casal em caixa

Ainda assim, doar compensa

Apesar de não puderes ter relações sexuais durante um curto período de tempo, doar óvulos compensa e muito, estarás contribuindo para a felicidade de mulheres que não puderam ter a oportunidade de ser mães, de cumprir o seu sonho de ter um filho, ou a casais que têm problemas de fertilidade e têm que recorrer a este método.

Além disso, terás uma compensação económica, a lei obriga, através da normativa em vigor- artigo 22º.-  Lei 12/2009, sobre técnicas de Reprodução Humana Assistida– para compensar economicamente possíveis incómodos, ou deslocações que tenhas de fazer à nossa clínica.

Além disso, todas a provas, tais como ecografias, análises de sangue ou análises de genética, são totalmente grátis para que a doação não seja um problema económico para ninguém.

Se tens mais alguma dúvida não hesites em perguntar-nos, estaremos à tua disposição para resolver as tuas dúvidas nas nossas Clínicas IVI Doa.

Também te pode interessar