tipos de fas-portada

Tipos de fãs, por idades

Sempre houve pessoas a adorar um “ídolo”. Desde adolescentes obsessivos a pessoas que simplesmente dão um “like” no Facebook. Os fãs são um fenómeno de massas, mas não são algo particularmente novo. Na verdade, no mundo dos “fãs” há uma variedade tal, que talvez até tu sejas um, sem nunca teres sequer reparado.

Neste artigo apresentamos-te uma classificação dos fãs que existem nas diferentes indústrias (videojogos, música, livros, filmes …) e algumas formas de os para identificares. Além disso, vais ver que os tipos de fãs não diferem apenas na sua atitude mas, em grande parte, na idade de cada um. A verdade é que toda a gente pode ser fã de alguma coisa ou de alguém, mas nem todos agem propriamente como se tivessem 15 anos de idade.

6 tipos de fãs:

1- O obsessivo

Talvez este seja o tipo que nos vem primeiro à cabeça quando pensamos num “fã”. Eles compram t-shirts com o rosto de seu ídolo e todos os seus discos (ou livros, ou filmes…). O quarto deles ou a sua casa parece um museu dedicado a esse artista, político ou escritor, que veem como a sua divindade particular. São os que não perdem um único concerto, que precisam de consumir a sua “dose” do seu ídolo todos os dias. Quanto à idade, inserem-se num perfil de adolescente, mas também podemos encontrá-los noutras idades.

2- O colecionador

O colecionador é um tipo de fã tranquilo e silencioso. Não gosta de ser histérico, nem é daqueles que não perde um concerto. Contenta-se em colecionar tudo o que tem a ver com o artista ou ídolo em questão. Se for um político, colecionará propaganda eleitoral; se for um cantor, serão discos, edições especiais, convites para espetáculos, bilhetes… O síndrome de Diógenes, quando se trata de seu ídolo, não lhe parece estranho. A nível de perfil, normalmente são pessoas mais velhas.

3- O geek

Este é um tipo de fã que, além de admirar uma pessoa, admira a sua obra e todo o seu universo. Se ele for fã de Stan Lee, vai ter tudo o que tenha a ver com o universo da banda desenhada. Se for de fã de Tolkien, vai ter objetos do filme “O Senhor dos Anéis”, jogos de tabuleiro, videojogos… É um perfil que tem muito em comum com o do colecionador, mas é alguém que deseja “viver na criação” do seu ídolo. Idolatra a obra mais que o autor. Geralmente são jovens adultos e pessoas de meia-idade, que cresceram com a Guerra nas Estrelas, Senhor dos Anéis ou Harry Potter.

tipos de fas

4- O imitador

Encontramos este tipo de fã especialmente no mundo da música. Eles tentam vestir-se, agir e cantar como a pessoa que idolatram. Geralmente são pessoas de meia-idade. Desde o tempo dos clubes de admiradores e imitadores de Elvis até aos nossos dias, sempre houve imitadores. Por vezes, pode até ser lucrativo, porque se forem bons a cantar ou a atuar, podem vir a ser chamados como entretenimento de algum evento.

5- O admirador

Mais uma vez, um perfil típico de adolescentes na casa dos 15 anos de idade. Cartazes da pessoa que idolatram, fantasias eróticas e sonhos molhados. Este é o perfil que mais se enquadra na adolescência, mas também podemos encontrá-lo entre os idosos, especialmente nos homens. Pode ter tendências semelhantes ao colecionador mas, no geral, é um tipo de fã que se contenta em ter o seu ídolo em mente.

6- O domingueiro

Até gosta de uma banda, de um artista, um escritor… Mas sem espalhafatos. É o perfil de pessoas de idade mais avançada, podendo incluir a meia-idade. É também o mais contido. Fica feliz em ir a um concerto, ler os livros (embora não necessariamente no dia em que eles saiam) ou comprar a banda desenhada. Leva o “fanatismo” de uma forma bastante sensata. Sem dúvida, o mais maduro de todos.