mudancas climaticas

5 tópicos que deves conhecer sobre mudanças climáticas

As mudanças climáticas são um dos grandes problemas dos nossos tempos. O clima do planeta está a mudar devido ao aumento da temperatura global como resultado da emissão de gases de efeito estufa por ação humana.

Ao longo da História, houve mudanças climáticas naturais que tiveram consequências muito graves. Estas serão ainda piores, porque ocorrem muito mais rapidamente, dado não serem consequência de um processo natural.

Situação atual

Este problema tem-se refletido na situação atual. O nível do mar está a subir como resultado do degelo e, além disso, as temperaturas estão a subir mais do que nunca.

Tudo isso se traduz em problemas económicos e sociais. Eles causam eventos climáticos extremos, com consequências terríveis: secas, ruínas de colheitas, doenças, incêndios…

Além disso, reparar estes danos tem um custo enorme, o que agrava ainda mais o impacto económico.

Para isso, devemos acrescentar que a maioria das energias usadas não são renováveis.

Causas

Como já te dissemos antes, o aquecimento global é causado pelo efeito de estufa. No entanto, este processo é necessário, pois essa camada de gases retém o calor da Terra para que seja possível viver no nosso planeta. O problema surge quando a atividade humana faz com que esses gases sejam produzidos em excesso e, consequentemente, a temperatura do planeta aumente de maneira excessiva.

O aumento dos gases de efeito de estufa, a população, a desertificação e a destruição de ecossistemas marinhos são as principais causas do aumento da temperatura média do planeta.

Consequências

As consequências das mudanças climáticas são muito graves. O degelo dos calotes polares leva à extinção de inúmeras espécies, animais e vegetais, e até coloca em risco a sobrevivência do ser humano. Quando eles derretem, o nível das águas do mar aumenta, causando inundações e cobrindo costas e pequenas ilhas com água.

E noutras partes do planeta, sucede o oposto. As temperaturas aumentam, há falta de água para as plantações, etc.

mudancas climaticas termometro

Período Antropocénico

A ação humana começou a colocar em risco a saúde do planeta após a Revolução Industrial. Como consequência disso, alguns especialistas consideram que entramos no período Antropocénico. Ou seja, uma era geológico como resultado da ação humana.

O antropocénico é caracterizado pelo aumento da temperatura da Terra. A temperatura subiu 1,1 ° C desde então. Espera-se que continue, e que a subida possa atingir os 4,8°C até o final do século XXI.

Faz a tua pequena parte

Tu também podes colaborar para minimizar os danos. Apresentamos-te algumas ideias:

  • Compra eletrodomésticos que consumam o necessário e economizem energia.
  • Diz adeus às lâmpadas incandescentes. Os LEDs reduzem significativamente o consumo. Acende a luz apenas quando estiveres na sala e for necessário.
  • Desconecte todas as tomadas que não estiverem a ser usadas. Elas continuam a desperdiçar energia.
  • Pendura as roupas no estendal em vez de colocá-las na máquina de secar. Vais economizar uma quantidade incrível de energia.
  • Use o computador no modo de economia de energia e, quando terminar, desligue-o e desligue o carregador da tomada. Além disso, os portáteis são mais eficientes em termos energéticos do que os desktop.

As mudanças climáticas são um problema muito sério e que nos afeta a todos. As suas consequências são graves e, com o passar do tempo, serão cada ainda mais. Devemos trabalhar juntos para tentar corrigir todos estes problemas o mais rápido possível.