Pelo Comité Editorial Blog IVI Doa

retenção de líquidos portada

Como posso eliminar a retenção de líquidos?

Actualmente, muitas mulheres sofrem de inchaço nas pernas e nos pés, conhecida pela famosa retenção de líquidos. A maior parte está conscientes deste problema, mas quantas de nós conseguimos fazer-lhe efetivamente frente? Às vezes, por muitos esforços que façamos, parece que nunca desaparece o inchaço e a sensação de peso que sofremos.

A retenção de líquidos, também conhecida por edema, é causada por problemas de circulação, doenças renais ou hepáticas, ou insuficiencia cardíaca. Nalguns casos, deve-se simplesmente a uma  dilatação das veias, causada por exemplo, pelo aumento da temperatura ambiente.

Os síntomas deste problema são visíveis: inchaço nas pernas, nos tornozelos e aumento de peso  inexplicável.  No passada, esta situação era mais assossiada a pessoas idosas, mas como podemos ver, a retenção de líquidos não escolhe idades.

 Posso fazer frente a este problema? 

A resposta é sim! Para o conseguir, devemos adicionar ao nosso cotidiano pequenas acções que podem fazer-nos sentir menos pesadas ​​e reduzir o inchaço. Comecemos por estas duas dicas:

  • Controla o tempo que passas de pé. Muitas vezes não damos muita importância, mas o facto de estarmos muitas horas em pé, em lugares quentes e fechados, faz com que o nosso sangue não circule tão bem e começamos a notar os sintomas próprios da retenção de líquidos.
  • Não passes muitas horas sentada. Se és daquelas que adora estar sentada, é melhor colocares os pés numa posição mais alta, porque passar demasiado tempo sentanda é uma maneira fácil de começar a sofrer inchaço nas pernas e nos tornozelos.

Não te esqueças de fazer exercício todas as semanas. O simples facto de praticares algum desporto, de te moveres, pode ajudar a manter o peso ideal e a combater a retenção de líquidos. Fazer uma corrida ou uma longa caminhada, pode beneficiar muito o corpo.

retenção de líquidos gym

Que dieta devo seguir?

Muitas mulheres não têm em conta que a alimentação que fazem pode levar à retenção de líquidos. Seguir uma dieta saudável e evitar alimentos com grandes quantidades de sal, é muito importante para o nosso corpo. Vamos dar-te uma série de conselhos que deves seguir para poder fazer frente a ese problema:

  • Frutas e verduras. Come todas as que puderes, porque possuem uma grande quantidade de água e muitas são diuréticas, como a nossa amiga alcachofra. No entanto, esquece os frutos secos porque tem muita quantidade de sal.
  • Diz adeus aos molhos. Evitá-los é muito importante já que têm muito sal. Alimentos fast food ou alimentos pré-cozidos também devem ser eliminados da dieta, devido à grande quantidade de aditivos que possuem.
  • Atenção aos produtos lácteos. Deves controlar a quantidade de sal que muitos  deles têm. O queijo curado ou semi-curado é um grande exemplo de um alimento que devemos comer com cuidado. Pelo contrário, o leite ou o iogurte são bons para a nossa dieta.
  • Peixe e carne, são melhores sem sal. Qualquer alimento que seja de conserva, fumado ou com muito sal, debe ser deixado de lado, e substituído pelo mais natural. Por exemplo, deves retirar o bacalhau e as salsichas porque contêm muito sal e não são benéficos para o teu corpo.

Seguir estas dicas para tentar consumir menos sal e controlar o peso é um excelente passo para lidar com a retenção de líquidos. Além destas dicas, não te esqueças de beber 2 litros de água por dia, porque não só te ajuda a perder peso, como ajuda a libertar as toxinas do corpo.

Então já sabes, começa já a lutar contra a retenção de líquidos e vais sentir-te muito melhor!

retenção de líquidos ensalada