Pelo Comité Editorial Blog IVI Doa

infeccoes vaginais-portada-n

Possíveis / Tipos de infecções vaginais [Infografia]

Quase todas as mulheres experimentam em algum momento das suas vidas as consequências de infecções vaginais e estão cientes do quão chato e doloroso pode ser. Entre os sintomas estão:

  • O corrimento vaginal de uma cor diferente do que o habitual
  • Mais espesso e com um odor diferente,
  • Ardor durante a micção
  • Dor e inchaço na área ao redor da vagina e desconforto durante a relação sexual

A principal causa de vaginite ou vulvovaginite são determinados organismos vivos tais como bactérias, fungos ou vírus, mas também agentes externos, tais como produtos para a higiene íntima ou espermicidas.

infeccoes vaginais-n

Estes são os tipos mais comuns de infecções vaginais:

Vaginitis infecciosa

1- Infecção por Chlamydia o Clamidiasis

Esta doença é causada pela bactéria Chlamydia trachomatis (clamídia) e, na maioria dos casos, é assintomática, o que torna difícil o diagnóstico. Os sinais mais comuns são secreções mais esbranquiçadas do que o normal, com um cheiro diferente do habitual, sangramento e dor.

É muito importante ver um médico porque se deixou avançar esta infecção pode danificar os órgãos reprodutivos das mulheres e causar infertilidade.

2- Vaginosis bacteriana

Neste caso, existem sintomas mais óbvios, tais como fluxo fraco e secreções brancas ou cinzentas, com cheiro do tipo a peixe. A vaginosis bacteriana também pode ser acompanhada por prurido na área externa da vagina e ardor durante a micção.

3- Candidiasis vaginal

O nome deve-se ao fungo que produz, a Candida albicans, que se encontra presente naturalmente no organismo. O problema surge quando se cria maciçamente devido a alterações na acidez da vagina.

A candidíase é uma das infecções vaginais mais comuns e desconfortáveis, porque os sintomas podem levar a uma irritação tão irritante que é difícil de suportar. Estes incluem inchaço, comichão ou ardor na área da vulva. O fluxo adquire um tom branco-amarelado e é mais denso do que o habitual, tipo queijo cottage.

4- Vaginitis tricomoniasis

O sintoma mais característico é uma secreçãode coloração amarelada ou esverdeada com cheiro mofo, bem como ardor e prurido na vagina. O tratamento com antibióticos deve ser aplicado a ambos os membros do casal para prevenir a infecção de voltar no futuro.

    Queres doar óvulos?







    Vaginitis não infecciosa

    É a inflamação da vagina ou vulva e vagina (vulvovaginites) decorrentes do uso de espermicidas, desodorizantes ou duches na vagina, o uso de roupas apertadas ou falta de higiene.

    Tudo isso provoca uma reacção alérgica, incluindo a dor pélvica, ardor e prurido, bem como o excesso de fluxo. Este tipo de desconforto pode até mesmo afetar meninas antes da idade da puberdade.

    Há também casos durante a menopausa devido à diminuição de hormonas. Esta situação pode causar secura vaginal, causando ardor ou dor durante a relação sexual. Para tratá-la,são prescritos lubrificantes de estrogênio que curam a área e ajudam a que diminua a dor.

    As mulheres que têm algum destes sintomas, devem visitar o ginecologista para diagnosticar o tipo de infecção vaginal que tem. Assim, pode-se prescrever o tratamento mais eficaz com uma série de recomendações de higiene para prevenir a infecção de voltar.

    infeccoes vaginais-infografia-n