Pelo Comité Editorial Blog IVI Doa

dias férteis de uma mulher

Quais são os dias mais férteis de uma mulher?

Gostarias de saber quais são os teus dias mais férteis? Para conseguir obter a gravidez, é fundamental saber quais são os nossos dias de maior fertilidade. Portanto, neste post queremos ajudar-te a identificar os dias férteis de uma mulher.

Em primeiro lugar, para conhecer os dias férteis de uma mulher podemos basear-nos no teu ciclo menstrual, uma vez que os dias férteis coincidem com a altura da ovulação.

Se mantivermos a duração dos ciclos regulares, 28 dias, a ovulação ocorre entre os dias 11 e 15 do ciclo regular, contando a partir do início da última menstruação.

Desta forma, podemos dividir o ciclo menstrual em três fases, da seguinte forma:

  • Fase menstrual. Esta fase vai do primeiro dia de sangramento menstrual até ao quinto dia.
  • Fase folicular. É contemplada do quinto ao décimo quarto dia. Nesta fase, o estrogénio é lançado e ocorre a ovulação.
  • Fase lútea. A última fase vai do décimo quinto dia até o final do ciclo de 28 dias.

No entanto, devemos ter em mente que o ciclo menstrual varia de acordo com a mulher e que nem todas as mulheres têm períodos regulares todos os meses. Um ciclo menstrual regular dura 28 dias a partir do primeiro dia da menstruação. No entanto, existem mulheres que têm ciclos mais longos ou mais curtos.

Na verdade, cerca de 50% dos ciclos variam até 7 dias ou mais. Esse é o caso de mulheres com síndrome dos ovários policísticos (SOP), que costumam ter ciclos irregulares.

Portanto, existem apps que nos ajudam a manter algum controlo de nosso ciclo menstrual por via de calendários menstruais, conselhos práticos, artigos e muito mais.

Sinais de que estamos nos nossos dias férteis

1. Temperatura basal

A temperatura basal é a temperatura corporal que temos em repouso. Ela está relacionado com o período, pois durante o ciclo menstrual costuma aumentar entre 0,3ºC e 0,5ºC nos dias após a ovulação.

Portanto, pode ajudar-nos a saber se a ovulação vai ocorrer, embora seja muito impreciso (depende muito de se a temperatura é sempre medida no mesmo termómetro, ao mesmo tempo…).

2. Características do corrimento vaginal

Devemos levar em consideração as características do nosso corrimento vaginal, já que ele varia conforme o momento do ciclo menstrual em que estamos.

Com base na sua aparência podemos saber se estamos nos nossos dias mais férteis ou não. Podemos encontrar quatro fases:

  • Antes da menstruação. Normalmente, antes da menstruação é mais espesso. Este é um momento não adequado para tentar engravidar.
  • Após a menstruação. Nesse caso, a mucosa é densa, pois sua função é proteger a entrada de organismos indesejáveis.
  • Antes da ovulação. Nos dias férteis da mulher, ele torna-se transparente, menos denso e mais líquido. Graças ao seu estado aquoso, ajuda os espermatozoides a chegar ao colo do útero.
  • Após a ovulação. Após a ovulação, o fluxo apresenta tons amarelados e uma certa espessura. Nesta fase, a função do fluxo é impedir a passagem dos espermatozoides.

3. Peito mais sensível

O aumento e a sensibilidade dos seios ocorrem devido às hormonas que são produzidas durante a fase pré-ovulatória. Portanto, nos dias mais férteis, provavelmente notarás que os teus seios aumentam ligeiramente. Da mesma forma, aumenta também a sua sensibilidade, podendo haver leves dores e desconforto.

4. Aumento do desejo sexual

Notas que o teu desejo sexual atinge o seu ponto máximo durante a ovulação? É totalmente normal pois nessa fase as nossas hormonas geralmente levam a um aumento do nosso apetite sexual.

dias férteis de uma mulher

5. Fatores secundários

Alguns dos fatores secundários mais comuns são sangramento vaginal rosa claro ou acastanhado, ou uma dor abdominal leve durante a ovulação.

Existem também fatores menos conhecidos que algumas mulheres podem ter, por exemplo, dor nas costas, gases ou dor de cabeça.

De qualquer forma, esses sinais podem ajudar-te a conhecer um pouco melhor o teu corpo e detetar os dias mais férteis, mas não os utilize como método contracetivo, pois para isso há métodos muito mais fiáveis ​​e eficazes.