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Ansiedade por comida nos dias que antecedem o período.

O que é o síndrome pré-menstrual?

O síndrome pré-menstrual é um conjunto de sintomas que surgem em algumas mulheres nos dias que antecedem a menstruação. Não é universal e a intensidade dos sintomas varia de rapariga para rapariga,  mas está bastante difundido. Na sua versão mais leve, observa-se até cerca de 90% das mulheres com ciclos de ovulação, mas na maior parte dos casos, não é motivo para visitar o ginecologista.

Há uma grande variedade de sintomas e curiosidades que as mulheres com este síndrome descrevem, mas hoje vamos fala rem concreto de um deles. Trata-se. Como viste no título do artigo, da ansiedade por comida.

Porque é que temos ansiedade por comida nos dias anteriores?

Talvez já te tenha acontecido. Depois de uma semana a comer de forma saudável, de repente, e sem pré-aviso, dá-te uma vontade louca de devastar com todo o chocolate que encontres, ou com biscoitos ou com qualquer tipo de hidrato de carbono que apareça no teu caminho, especialmente se vem adornado com muito açúcar.

Depois do vendaval acalmar, dás-te conta de que faltam poucos doas para que te apareça o período. Esta situação é muito habitual.

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A que se deve?

A esta altura da nossa vida, já sabemos que não é por acaso que estes asaltos ao frigorífico e dispensa aparecem sempre nas mesmas datas.

Vamos explicar-te quem são os responsáveis por esta situação: as tuas hormonas.

Durante a fase lútea tardia do período, ou seja, depois da ovulação, auns dias antes do início do sangramento, há uma diminuição de estrogénio e de progesterona. A oscilação destes hormônios influencia a descida de um dos neurotransmissores do cérebro, a serotonina.

A serotonina é responsável pela sensação de bem-estar, pelo que se a sua produção baia, vamos sentir alterações de humor, mal estar emocional, irritabilidade…

O nosso cérebro começa então a tentar estimular a sua libertação. E está demostrado que o consumo de hidratos de carbono o faz.

O desequilíbrio da serotonina causado pela oscilação hormonal próprio do fim do ciclo menstrual faz com nos sintamos verdadeiramente tentadas a ingerir alimentos doces.

Também devido a essa diminuição da serotonina, dormes pior, que fará com que te sintas mais cansada e procures algo que te faça sentir bem: o chocolate.

Há algo que possamos fazer para evitar?

O mais importante é estares consciente do que se está a passar e não te deixares levar pelo impulso.

  1. Evita a comida fast food, os bolos e os refrigerantes. E ao dizer ‘evita’ referimo-nos a tirar do teu alcance. Não tenhas no armário aquilo que não deves comer.
  2. Quando a ansiedade pelos doces te atacar, opta por fruta que tem vitaminas e fibras, além de açúcar. Aumenta as quantidades de verduras e saladas. Os alimentos ricos em fibra ajudam a aumentar a sensação de saciedade e comerás menos daquilo que não deves.
  3. Não esperes por teres demasiada fome para comeres. Isso fará com que te seja mais difícil controlar a ingestão de açúcar.
  4. Adiciona mais proteína ao teu pequeno almoço para estabilizares os níveis de açúcar no sangue e sentires-te satisfeita depois.
  5. Mantém os bons hábitos, como o exercício físico. Fará a serotonina aumentar e vais sentir-te melhor. Assim, evitarás assaltar o armário das doçarias.
  6. E, acima de tudo, não te preocupes demasiado com isto. Se o desejo ameaçar vencer-te, opta por uma versão mais saudável. Escolhe doces com menos calorias para teres por perto em caso de emergência.

Se necessitas de aconselhamento, nas nossas clínicas temos especialistas em saúde integral da mulher, que te podem ajudar.