Pelo Comité Editorial Blog IVI Doa

indice massa corporal-doar ovulos

A relação entre doar óvulos e o índice de massa corporal

Qual é a relação entre doar óvulos e o índice de massa corporal? É uma das perguntas mais frequentes feitas pelas meninas que querem ser dadoras no IVIDoa. O excesso de peso está a ter proporções epidémicas a nível mundial, é considerado como uma doença uma vez que afeta não só o nosso corpo fisicamente, bem como a saúde mental de uma pessoa. Se sofres de excesso de peso queremos que entendas que existem riscos e os valores do teu índice de massa corporal é um dos factores com influência negativa nos tratamentos de fertilidade.

Qual é o peso ideal para poder ser dadora?

Há uma certa tendência entre nós em confundir conceitos e um deles é pensar que o IMC está diretamente relacionado com o teu peso corporal. Esta ideia não podia ser mais errónea.

Primeiro queremos que entendas o que é o IMC  (Índice de Massa Corporal). O IMC é um índice de peso para saber se o peso de uma pessoa está adequado em relação à sua altura. Neste índice não se tem em conta a massa corporal da pessoa.

Muitas vezes existe a ideia errada de que existe um peso ideal para ser dadora e para responder à pergunta inicial: Não existe um peso ideal para ser dadora de óvulos, o que sim importa e temos bastante em conta é o IMC (peso/altura em m quadrados) que a dadora tem.

Desta forma, o teu peso não importa, o que é importante para poder doar óvulos é que tenhas um IMC inferior a 30, sem contar com o teu peso. Se pensas que estás muito magrinha, ou pelo contrário estás um pouco cheinha e que por isso não podes doar, queremos que saibas que nós não temos em conta o teu peso, mas sim no valor do teu índice de massa corporal.

Porquê um índice de Massa Corporal inferior a 30?

O motivo pelo qual se deve ter um IMC inferior a 30 é porque um índice de Massa Corporal superior a 30 indica que tens obesidade, nós preocupamo-nos pela saúde das nossas dadora e para doar óvulos tens de estar em perfeita saúde. Estar obesa não significa que estejas gordinha fisicamente, na verdade o que se passa no teu corpo é uma acomulação excessiva de gordura e isto pode causar risco não só durante o tratamento hormonal que se faz antes da doação, mas também nos tratamentos de cirurgia que envolvem o processo de doação de óvulos.

Para que entendas melhor vamos dar-te um exemplo: uma menina muito magra fisicamente não significa que esteja saudável, se o seu IMC é inferior a 30 então esta menina não vai ter problemas para doar. Mas caso o seu IMC seja superior a 30 e mesmo assim aparenta estar magra  não poderá doar os seus óvulos.

Queremos que entendas que o sobrepeso e a obesidade têm um impacto negativo no que toca à quantidade de ovócitos no teu sistema. Se queres doar óvulos e tens um IMC superior a 30 podes mudar os valores adotando um estilo de vida mais saudável, mudar certos hábitos alimentares e realizar atividade física.

Ás vezes muitas meninas à procura de onde doar ovulos vêm chegam ao IVIDoa e têm um pouco de excesso de peso, isto não quer dizer que digamos diretamente que não poderão doar óvulos, apenas aconselhamos  a baixar um pouco os seus valores, tal como qualquer profissional de saúde aconselharia.

indice massa corporal

Esperemos que tenhas entendido a relação entre o IMC e a doação de óvulos, fazemos tudo para que o teu gesto tão solidário valha a pena, sempre tentamos ser flexíveis para que te sintas bem em todo o momento.