Pelo Comité Editorial Blog IVI Doa

sofrer menstruacao

Porque sofremos tanto com a menstruação?

Entre nós a menstruação costuma ser vista como um período mega chato! Muitas sentimos dores em várias partes do corpo, ficamos alteradas emocionalmente e para ajudar (ou não) temos que ter uma cólica menstrual chata. Já alguma vez te perguntaste o motivo de termos cólicas? Então continua a ler, no IVIDoa  contamos com os melhores especialistas para responder!

Por que sofremos com as cólicas menstruais?

Voltemos à escola: todos os meses, os nossos úteros são preparados pelos estímulos hormonais ovarinos (que preparam a camada interna do útero), deixando-a mais espessa. Quando não ocorre uma gravidez, as hormonas de progesterona caem, causando uma descamação do endométrio, mais conhecida como menstruação.

Ui que dor!!!!

De certeza que já falaste sobre isto com as tuas amigas, a intensidade da menstruação depende de rapariga para rapariga. Mas não entres em pânico, esta dor tem uma explicação: o orifício do colo do útero por onde essa camada é expulsa é muito estreito, o útero contrai para eliminá-la totalmente. É esta contração que causa as cólicas menstruais. Entendes agora?

amigas

É normal?

Lamentamos informar, mas sim. Sabias que há mulheres que não sofrem com a menstruação? Que maravilha, não é? Há uma tendência familiar, e nas meninas cuja intensidade do sangramento e das cólicas são intensas, é necessário recorrerem a tratamentos como anlagésicos, anti-inflamatórios ou até em alguns casos pílulas contracetivas.

Então mas é necessário sofrer com a menstruação?

Olha, que remédio, nós mulheres temos que lidar com a menstruação, desde a primeira vez que ela chega, durante a adolescência, até à menopausa, que é quando ela pára de aparecer. Já pensaste em tentar levar a menstruação de forma mais leve? Tenta reduzir os efeitos negativos que a menstruação tem em ti!

Podes organizar uma noite de mulheres, uma sessão de cinema quando estiveres com a TPM, comer um pouco de chocolate. Também podes ir testando outros produtos higiénicos e entender o que funciona melhor para ti. Que tal investir no copo menstrual? Também podes procurar outros métodos para reduzir as cólicas. Comparte connosco quais são os teus métodos e vamos ajudar-nos a não sofrermos tanto com a menstruação. 😉