Pelo Comité Editorial Blog IVI Doa

Posso ser dadora de óvulos?

Será que posso ser dadora de óvulos?

Uma doação de óvulos pode ser realizada por mulheres maiores de idade, em idade fértil, que respondam a alguns critérios básicos de elegibilidade e de saúde física e mental. As doações não têm quaisquer consequências negativas para a dadora. Se estás a pensar realizar uma doação, a tua fertilidade não será afetada. De seguida, explicamos-te tudo o que precisas de saber sobre a doação de óvulos.

Com que idade posso doar?

De acordo com a Lei Portuguesa, as mulheres entre os 18 e os 33 anos de idade podem ser dadoras de óvulos.

A idade fértil pressupõe que a candidata a dadora terá óvulos de qualidade e em quantidade suficiente para realizar a doação. Para confirmar que os óvulos têm capacidade de serem fecundados, a dadora precisa de realizar alguns exames iniciais para comprovar que não é portadora de qualquer doença hereditária. Simultaneamente, é realizado um despiste a qualquer infeção sexualmente transmissível.

É necessário preparação?

Para realizar a doação, é necessária uma preparação prévia através da estimulação hormonal. Este processo é sempre necessário, independentemente da idade da dadora, quer esteja no limite inferior do intervalo (18 anos) ou no limite superior (33 anos). Da mesma forma, o impacto da doação na contagem de óvulos da dadora é o mesmo, no sentido em que caso os óvulos não fossem recolhidos nesse mês para a doação, estes seriam desperdiçados. Assim, a reserva de óvulos da mulher que realizou a doação será a mesma com ou sem doação, pois todos os meses as mulheres em idade fértil perdem folículos com óvulos. No caso de uma mulher tomar a pílula contracetiva, não ocorre ovulação, no entanto, existe na mesma um declínio da reserva de óvulos.

 

Onde posso doar?

Quando decidires realizar a tua doação, podes fazê-lo numa clínica IVI. As clínicas IVI têm mais de 30 anos de experiência na realização deste tipo de procedimento de forma segura e eficaz. Se queres fazer uma doação entra em contacto connosco. Liga para o número gratuito 800 787 787 ou preenche o formulário.

A doação de óvulos na clínica IVI oferece-te várias vantagens:

– Compensação financeira de 886 euros

A tua generosidade e o teu tempo são recompensados, de acordo com o valor estabelecido pela Lei Portuguesa que define a doação de óvulos como um processo voluntário, de carácter benévolo (n.º 3 do Despacho 3192/2017, publicado no Diário da República n.º 75, 2.ª Série, de 17 de abril de 2017), pelo qual a dadora deve ser compensada pelo seu tempo e eventuais despesas, num valor máximo de 886,40 € (calculado de acordo com o dobro do Valor do Indexante de Apoios Sociais em vigor).

– Processo simples e curto

Como preparação para a doação de óvulos, a dadora tem de realizar um processo de estimulação que demora cerca de duas semanas. No final do tratamento, a recolha dos óvulos é simples e eficiente, e demora cerca de 20 minutos. Em apenas 3 horas após a punção podes fazer a tua vida normalmente.

– Seguimento atento

Após realizares a doação através de uma punção folicular, a equipa IVI que te acompanhou durante o processo vai entrar em contacto contigo para saber como estás e para agendar uma visita à clínica para que a equipa médica, que te acompanha desde o início, possa verificar que está tudo a evoluir conforme esperado. Na clínica IVI também estamos disponíveis a qualquer momento e podes entrar em contacto connosco sempre que quiseres.

– Exames médicos e análises gratuitos

Os exames realizados durante o processo de preparação para a doação de óvulos são disponibilizados para que fiques a conhecer todos os teus resultados. Como parte deste procedimento, tens acesso aos resultados de uma ecografia ginecológica para confirmar que está tudo bem com o teu útero e ovários, e acesso aos resultados das análises ao sangue realizadas para despiste de doenças ou infeções. Adicionalmente, podes conhecer os resultados de uma análise genética realizada para excluir a presença de 600 possíveis doenças genéticas e os resultados de um cariótipo, um exame que descreve o número e a forma dos teus cromossomas.

 

O que tenho de fazer antes da doação?

Antes e durante o processo de doação, podes e deves fazer uma vida normal e saudável. Se tomares medicação contracetiva, tens de parar de tomar a medicação durante o ciclo de tratamento hormonal. Este tratamento de injeção de hormonas faz com que um maior número de óvulos madure. Sem o tratamento, estes óvulos seriam perdidos na mesma, de forma natural.

Enquanto estiveres a realizar o tratamento é aconselhada a abstenção da prática de relações sexuais durante os dias das injeções e até ao regresso da menstruação.

 

Como faço para doar?

O processo de doação de óvulos nas clínicas IVI é fácil, rápido e seguro.

O primeiro passo é uma consulta de psicologia, para que te sintas confortável e confiante com a tua decisão. Consideramos que o teu bem-estar emocional é tão importante como o teu bem-estar físico.

Na consulta de psicologia respondemos às tuas dúvidas sem qualquer compromisso. O segundo passo é a realização de uma consulta e exames médicos. Todas as consultas e exames realizados são gratuitos.

Se ficares adpta

Após confirmação do teu estado de saúde, o passo seguinte é o processo de estimulação hormonal, que dura entre 10 e 12 dias, para preparar os teus ovários para o dia da punção ovárica. O processo de estimulação consiste num tratamento não invasivo através da injeção de hormonas por baixo da pele da barriga, com um dispositivo que torna o processo simples e essencialmente indolor. Podes realizar o tratamento em tua casa para tua comodidade, mas se preferires, também podes vir à nossa clínica para fazer a aplicação. A punção é a colheita dos óvulos, realizada por via vaginal com sedação local. Este processo é fácil, seguro e indolor.

 

Em Portugal, a lei permite que cada mulher doe óvulos três vezes ao longo da sua vida. Se estás a pensar doar, contacta o IVI Doa para mais informações.