Pelo Comité Editorial Blog IVI Doa

ponto-g-portada

O ponto G

De onde vem o nome ponto G?

O ponto G, ou “Ponto de Gräfenberg”, é o nome que se dá devido ao ginecologista alemão que começou a pesquisá-lo nos anos 50. É uma pequena área sensível localizada na parede frontal da vagina que, quando estimulada, proporciona um orgasmo mais intenso.

A estimulação desta zona faz com que em algumas mulheres, durante o orgasmo, expulsem um líquido proveniente da uretra, que se confunde com a sensação de urinar, e que é realmente uma ejaculação.

ponto-g

Onde está situado?

Não há consenso quando se trata de localizar a área exata onde está o ponto G, embora muitos médicos e especialistas em sexologia concordem que as mulheres tendem a sentir mais prazer na parede vaginal frontal.

Na verdade, o sexólogo britânico e especialista em relações sexuais, Tracey Cox, indica que o ponto G está, supostamente, entre 5 a 8 centímetros dentro da vagina, na parede vaginal frontal. A área do ponto G projeta-se ligeiramente, mas apenas quando as glândulas em redor da uretra incham, como nos conta em vários dos artigos do seu blog. Cox enfatiza, porém, que a localização exata do ponto G pode variar, dependendo de cada mulher. Mas se realmente quiser experimentar e encontrar, pode praticar com as diferentes posições do Kamasutra 😉

Ele existe realmente?

Apesar de todos os estudos realizados ao longo dos anos e das revisões médico-científicas, os especialistas ainda não atingiram um consenso sobre se essa área realmente existe ou não. No entanto, o importante não é se existe um ponto G ou não, mas que todas as mulheres tenham uma sexualidade saudável, que desfrutem. E, é claro, não vale a pena entrar em comparações com outras mulheres sobre essa questão, mas sim admitir que cada uma de nós tem as suas peculiaridades nos meses de maior atividade sexual e que a melhor vida sexual é aquela que funciona para nós.