imagem com tipos de sintomas que indicam que podes estar grávida

5 sinais que te indicam que podes estar grávida [infografia]

Quando temos o período vários dias atrasado, o primeiro que nos perguntamos é “estarei grávida?”. Se este é o teu caso oferecemos-te 5 sinais que te podem ajudar a saber quando é mais provável que estejas grávida.

 

5 Sinais que te podem indicar que estás grávida

1. A falta de período menstrual

O primeiro sinal inequívoco de que podes estar grávida é a falta de período menstrual. Apesar de que muitas vezes a falta de menstruação possa dever-se ao stress ou a outros factores, se mantemos relações sexuais e não utilizamos anticontracetivos e o nosso período é regular, pode ser um sinal inequívoco. O melhor é fazer-se um teste de gravidez.

2. Ir ao quarto-de-banho com frequência

Isto ocorre porque quando ficamos grávidas produz-se a hormona gonadotrofina coriónica humana (HCG, são as siglas em inglês) que produz um grande efeito diurético. Por outro lado, o útero começa a dilatar-se para receber o embrião, pressionando a bexiga e aumentando a vontade de urinar. Este sintoma costuma aparecer na 20ª semana de gestação.

3. Vómitos e tonturas

Outro dos sintomas mais frequentes, nas primeiras etapas da gravidez. Isto deve-se a um aumento da sensibilidade do olfacto das mulheres grávidas, elas tornam-se mais perceptivas relativamente aos odores e são menos tolerante a aromas que habitualmente não seriam. Podem ocorrer tanto de dia como de noite.

Come pequenas quantidades mas mais vezes ao dia. Elege o que te apeteça e elimina da tua vista todos os alimentos que te causam aversão.

4. Fadiga

O cansaço ou fadiga é outro dos sinais inequívocos que nos indicam que estamos grávidas, e aparecem cedo. Devem-se aos níveis altos da hormona progesterona. Esta faz com que os músculos relaxem. A fadiga também se deve a todas as mudanças que o nosso corpo está a sofrer. O cansaço próprio das grávidas nota-se na primeira hora da manhã. Quando nos levantamos sentimo-nos como se não tivéssemos dormido toda a noite.

Descansa tudo o que possas, não te sintas por fazê-lo e não faças mais tarefas do que o teu corpo permite.

5. Aumento e sensibilidade dos seios

O peito fica muito sensível e aumenta um pouco devido ao aumento dos níveis hormonais. Pode ser algo parecido, mas é algo maior do que a sensação de sensibilidade e aumento que se tem antes do período.

Usa roupa interior de algodão e da medida exata, nem demasiado apertadas nem demasiado soltas para que não haja uma fricção excessiva.

Outros sintomas típicos da gravidez

Para além dos mencionados, há outros sintomas que te dizem que estás grávida são:

As náuseas

Devido ao aumento hormonal. De facto, até 80% das mulheres experimentam náuseas durante os primeiros 3 meses de gravidez.

As mudanças de humor

As mudanças hormonais que experimentas fazem com que apareçam mudanças de humor. Para além disso, o facto de saber que estás gravida pode criar-te certo stress em alguns momentos. Por outro lado, a fome e a fadiga também pode contribuir para as mudanças de humor.

As dores de cabeça 

Enxaquecas hormonais também são muito comuns na gravidez.

A sensação de tontura

Pode dever-se à pressão alterial ter diminuído ou à mudança hormonal. Se o teu nível de açúcar no sangue é bastante baixo, come pequenas quantidades ao longo do dia.

A sensação de sabor metálico na boca

Muitas mulheres têm esta sensação apesar de não haver explicação científica.

As cólicas e as manchas

Produz-se quando o óvulo fecundado se une ao útero, apesar de não ser o habitual.

Tem em conta que depois do primeiro trimestre de gravidez estes sintomas tenderão a desaparecer apesar que durante o terceiro trimestre a vontade de urinar e a fadiga voltarão a aparecer por causa do tamanho do bebé, mas não será algo tão incomodativo como no ínicio.

Recomendamos que para a tua tranquilidade peças hora para uma visita ginecológica, já que te darão um diagnóstico mais preciso.

infografia completa com os tipos de sintomas que indicam gravidez