Pelo Comité Editorial Blog IVI Doa

falta-de-menstruação

5 causas para a falta de menstruação

A falta de menstruação é uma condição denominada por amenorreia. As causas da ausência de períodos menstruais devem ser sempre investigadas por um médico, mas isto não significa que a amenorreia seja sempre um problema sério. Esta condição pode ser causada por alterações hormonais naturais, como a menopausa ou algo tão comum como o stress. A chave para tratar a amenorreia com sucesso depende da forma como a causa subjacente é tratada.

 

Amenorreia primária e amenorreia secundária

A amenorreia primária ocorre quando uma rapariga ainda não teve a sua primeira menstruação até aos 15 anos. A amenorreia secundária ocorre quando uma mulher que já teve ciclos menstruais normais para de menstruar. A amenorreia primária significa uma mudança nos órgãos e hormonas envolvidos na menstruação. A amenorreia secundária tem uma grande variedade de causas que vão desde a gravidez ao stress.

 

Sintomas

Dependendo da causa da amenorreia, as mulheres podem apresentar outros sinais ou sintomas juntamente com a falta de menstruação, como perda de cabelo, dores de cabeça, mudanças de visão, excesso de pelos faciais, dor pélvica, acne e secreção do mamilo.

 

Causas da amenorreia

A amenorreia (falta de menstruação) pode ocorrer por vários motivos. Alguns são normais, enquanto outros podem ser um efeito colateral da medicação ou um sinal de um problema médico. A falta de menstruação, quando uma mulher não está grávida, pode ser causada por uma ampla variedade de condições e doenças, como desequilíbrios hormonais, incluindo a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), problemas de tiróide, como hipertireoidismo (tiróide hiperativa) ou hipotireoidismo (tiróide hipoativa), problemas de peso (as mulheres que estão mais de 10% abaixo do peso podem desenvolver amenorreia). Outros motivos incluem a presença de um tumor na glândula pituitária, menopausa prematura ou medicação. Por outro lado, a amenorreia pode ser causada por fatores relacionados com o estilo de vida. As mulheres que estão sob elevados níveis de stress podem deixar de ter menstruação. Adicionalmente, as mulheres que têm um intenso treino atlético podem ter os seus ciclos menstruais interrompidos. Por fim, a amenorreia pode ser causada por problemas estruturais nos órgãos reprodutivos, incluindo cicatrizes uterinas.

 

1. Amenorreia natural

Durante o curso normal da vida de uma mulher, a amenorreia acontece por motivos naturais, como a gravidez, a amamentação, a menopausa e o uso de anticontracetivos. Algumas mulheres que tomam a pílula anticoncecional (contracetivo oral) podem não menstruar. Mesmo depois de parar a toma da pílula anticoncecional, pode demorar algum tempo até regular a ovulação e a menstruação voltar. Os contracetivos injetados ou implantados também podem causar amenorreia, assim como alguns tipos de dispositivos intrauterinos.

 

2. Medicação

Certos medicamentos podem causar ausência de menstruação, tais como medicamentos de quimioterapia, medicação para tratar a pressão alta, medicação para algumas alergias e medicamentos psiquiátricos, como antidepressivos ou antipsicóticos.

 

3. Fatores de estilo de vida

Existem fatores de estilo de vida que contribuem para a amenorreia, como, por exemplo, o baixo peso corporal. O peso corporal excessivamente baixo, cerca de 10% abaixo do peso normal, interrompe muitas funções hormonais no corpo, potencialmente interrompendo a ovulação. As mulheres que têm um distúrbio alimentar, como anorexia ou bulimia, geralmente param de menstruar por causa dessas alterações hormonais anormais.

Outro fator relacionado com o estilo de vida é o exercício excessivo. As mulheres que participam em atividades que exigem um treino rigoroso, podem ter seus ciclos menstruais interrompidos. São vários os fatores que se combinam para contribuir para a perda de períodos em atletas, incluindo a baixa gordura corporal, o stress e alto gasto energético.

 

4. Stress e desequilíbrios hormonais

O stress mental pode alterar temporariamente o funcionamento do hipotálamo, uma área do cérebro que controla as hormonas que regulam o ciclo menstrual. A ovulação e a menstruação podem parar como resultado deste desequilíbrio. Os períodos menstruais regulares são geralmente retomados após a diminuição dos níveis de stress. Isto acontece porque o stress afeta a forma como o hipotálamo funciona.

Por outro lado, a amenorreia pode ser causada por um desequilíbrio hormonal. Existem vários tipos de problemas médicos que podem causar desequilíbrio hormonal, incluindo a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP). A SOP causa níveis relativamente altos e sustentados de hormonas, em vez dos níveis flutuantes observados no ciclo menstrual normal. Outra causa pode ser o mau funcionamento da tiroide. Uma glândula tiroide hiperativa (hipertiroidismo) ou glândula tiroide hipoativa (hipotiroidismo) pode causar irregularidades menstruais, incluindo amenorreia. Existe também a possibilidade de existência de um tumor hipofisário. Este é um tumor não cancerígeno (benigno) na glândula pituitária que pode interferir na regulação hormonal da menstruação. Por fim, a amenorreia pode ser causada por menopausa prematura. A menopausa geralmente começa por volta dos 50 anos, mas, para algumas mulheres, as reservas ovarianas diminuem antes dos 40 anos e a menstruação para.

 

5. Problemas estruturais

Alguns problemas com os próprios órgãos sexuais também podem causar amenorreia. As cicatrizes uterinas, conhecidas como síndrome de Asherman, são uma condição na qual o tecido cicatricial se acumula no revestimento do útero. As cicatrizes uterinas podem ser resultado de uma cesariana ou de um tratamento para miomas uterinos. As cicatrizes uterinas impedem a acumulação e descamação normal do revestimento uterino. A falta de menstruação também pode ser resultado da ausência de órgãos reprodutores. Às vezes, surgem problemas durante o desenvolvimento fetal que levam à falta de partes do sistema reprodutivo, como o útero, o colo do útero ou a vagina. Como o sistema reprodutivo não se desenvolveu completamente, os ciclos menstruais não são possíveis mais tarde na vida. Por fim, pode existir uma anormalidade estrutural da vagina. Uma obstrução da vagina pode prevenir sangramento menstrual visível. Uma membrana ou parede pode estar presente na vagina, bloqueando a saída de sangue do útero e do colo do útero.

 

Complicações

A amenorreia também pode causar outros problemas, tais como infertilidade e problemas com a gravidez. Se a mulher não ovular e não tiver períodos menstruais, não poderá engravidar. Quando o desequilíbrio hormonal é a causa da amenorreia, também pode causar aborto espontâneo ou outros problemas relacionados com a gravidez. Outro problema que pode advir da amenorreia é o stress psicológico. Não ter períodos pode ser stressante, especialmente para raparigas mais novas que estão em transição para a idade adulta. A osteoporose (o enfraquecimento dos ossos) e as doenças cardiovasculares (incluindo ataques cardíacos e problemas com os vasos sanguíneos e o músculo cardíaco) também podem ser causadas pela falta de estrogénio. Se a amenorreia for causada por um problema anatómico, também pode causar dor na região pélvica.

 

As mulheres devem consultar um médico quando não têm pelo menos três períodos menstruais seguidos, ou se com 15 anos ou mais nunca tiveram um período menstrual. O histórico familiar pode aumentar o risco de amenorreia. Se outras mulheres na família tiveram amenorreia, pode haver uma predisposição para o problema.