Pelo Comité Editorial Blog IVI Doa

penso-higiénico-reutilizável

Penso higiénico reutilizável

A menstruação é um processo natural para o qual é necessário encontrar a melhor opção para que cada mulher se sinta confortável. Existem vários métodos alternativos aos tradicionais pensos higiénicos e tampões. O penso higiénico reutilizável é uma das opções mais amigas do ambiente e mais conveniente para mulheres que não estão preparadas para abdicar totalmente de um produto convencional, mas que procuram uma alternativa mais sustentável.

 

Pensos higiénicos reutilizáveis

Os pensos higiénicos reutilizáveis diminuem o desperdício associado aos produtos de higiene feminina de utilização única. Este tipo de penso higiénico reutilizável não contém plásticos, fragrâncias artificiais, adesivos ou químicos. Como tal, ajuda a preservar o meio ambiente enquanto protege a zona mais sensível do organismo feminino contra agentes que podem causar irritação ou desconforto.

O penso higiénico reutilizável, funciona essencialmente da mesma forma que um penso descartável, mas em vez de adesivo tem encaixes para permanecer no lugar. Esta é muitas vezes a opção mais confortável para mulheres que estão habituadas a utilizar pensos higiénicos. No entanto, pode requerer alguma habituação, pois como este tipo de penso não tem adesivo é possível que se mova e precise de ajustes ao longo do dia. Os pensos higiénicos reutilizáveis podem ser utilizados até oito horas seguidas, mas a frequência com que devem ser trocados depende da intensidade do fluxo menstrual.

 

Cuidados

Pré-lavagem

Antes da primeira utilização é importante pré-lavar o penso higiénico reutilizável. Devido à natureza dos tecidos, este tipo de penso higiénico reutilizável aumenta a absorção com a lavagem e atinge a absorção máxima após cerca de 5 lavagens.

Evitar manchas

O melhor método para evitar que os pensos higiénicos reutilizáveis fiquem manchados é passar o penso por água fria e guardá-lo num pequeno saco impermeável à prova de água. Em alternativa, o penso pode ser mergulhado em água fria até ao dia da lavagem. Se esta opção não for prática, pode ser enxaguado em água fria antes de o colocar na máquina de lavar e usar um tira-nódoas em todas as áreas onde o sangue secou. No entanto, prevenir é melhor do que remediar, portanto, é ideal passar o penso por água fria antes que o sangue seque.

 

Lavagem

Todos os pensos higiénicos reutilizáveis têm etiquetas de cuidados, mas geralmente a regra é lavar a 40 graus, pois temperaturas mais altas podem fazer com que as manchas de sangue sejam permanentes. É preferível utilizar detergente em pó em vez de líquido e não deve ser utilizado qualquer amaciador para roupa. O amaciador de roupa diminui a absorção ao longo do tempo e deixa resíduos nos tecidos. Este tipo de penso higiénico pode ser adicionado à roupa normal na máquina de lavar roupa. Para isso, deve ser realizado em primeiro lugar um ciclo de enxaguamento em separado só com os pensos e só depois deve ser adicionado o resto da roupa.

 

Secagem

Idealmente, os pensos higiénicos reutilizáveis devem secar ao ar. Isto ajuda a manter os pensos em melhores condições, além de ser mais ecológico. A maioria dos pensos seca facilmente ao ar durante a noite. Alguns destes absorventes sustentáveis podem ser secos na máquina, mas nesse caso deve ser feito um ciclo em baixa velocidade. No entanto, se possível, é preferível evitar usar a máquina de secar roupa, pois a secagem na máquina pode encolher alguns tecidos e remover as fibras.

 

Reciclagem

Quando os pensos reutilizáveis chegam ao fim de sua vida útil, é possível reciclar os materiais. Para isso é importante “desconstruir” o penso o máximo possível. Os encaixes devem ser removidos e reciclados apropriadamente conforme sejam de metal ou plástico. De seguida, as camadas de tecido devem ser separadas, pois os tecidos mistos são, geralmente, descartados em aterros, mas se forem separados podem ir para a reciclagem têxtil. O algodão orgânico pode ser compostado. Estima-se que cada penso higiénico reutilizável possa ser usado cerca de 60 a 75 vezes antes de precisar de ser substituído (o que equivale a um uso por mês durante 5-6 anos). Desta forma, a quantidade de resíduos não recicláveis gerados por pensos higiénicos reutilizáveis é consideravelmente menor do que o gerado por pensos higiénicos descartáveis.

 

Outras alternativas

Um dos principais motivos para procurar produtos de higiene feminina reutilizáveis é o desejo de reduzir o desperdício, mas esta opção pode ajudar a poupar muito dinheiro a longo prazo. Os principais métodos alternativos de higiene feminina disponíveis atualmente, para além dos pensos reutilizáveis, são os copos menstruais, os discos menstruais e as cuecas menstruais.

 

Copo menstrual

Uma das alternativas mais comuns aos tampões e pensos higiénicos é o copo menstrual. O copo menstrual tem, de uma forma geral, o mesmo formato entre marcas diferentes, mas alguns são mais longos do que outros para se adaptarem a colos uterinos mais altos ou mais baixos. Muitas marcas sugerem opções mais estreitas ou pequenas para mulheres com menos de 30 anos e mulheres que não tiveram uma gravidez completa. A melhor maneira de limpar um copo entre utilizações no mesmo dia e durante o mesmo ciclo menstrual, é despejar o conteúdo na sanita e passar por água corrente antes de o voltar a inserir.

 

Disco menstrual

Os discos menstruais reutilizáveis são colocados no final do canal vaginal, posicionados sob o colo do útero. Uma das principais vantagens dos discos é que permitem que a mulher tenha relações sexuais com penetração enquanto os usa e são uma possível alternativa aos copos menstruais para mulheres com dispositivo intrauterino (DIU). No entanto, quando o disco menstrual é removido, o sangue acumulado espalha-se. Algumas marcas recomendam remover o disco menstrual na banheira ou chuveiro até que a mulher esteja habituada. Os discos menstruais reutilizáveis são limpos como um copo menstrual, sob água corrente, e no final do ciclo devem ser fervidos durante cinco minutos.

 

Cuecas menstruais

As cuecas menstruais são uma boa opção para dias com fluxo mais leve ou para mulheres que procuram uma opção sustentável e não querem usar produtos menstruais internos. A frequência com a qual se devem trocar as cuecas menstruais depende do nível de absorção das mesmas e do fluxo menstrual. Para limpar as cuecas menstruais, a maioria das marcas recomenda uma pré-imersão ou enxaguar com água fria antes de colocar na máquina de lavar roupa.

 

Para assegurar a higiene e o conforto, estão disponíveis cada vez mais opções sustentáveis para mulheres que desejam alternativas de higiene feminina mais amigas do ambiente.  O penso higiénico sustentável reutilizável e o copo menstrual são as opções mais populares, com cada vez maior oferta no mercado. Cada mulher pode encontrar a melhor alternativa, adequada às suas necessidades específicas.