Pelo Comité Editorial Blog IVI Doa

ciclo menstrual

O que acontece em cada fase do ciclo menstrual

Quando pensamos em ciclo menstrual, associamos automaticamente à menstruação e não pensamos no impacto do ciclo em todo o corpo. Na realidade, a menstruação é apenas um evento do ciclo menstrual. Para que o ciclo menstrual aconteça, o cérebro, os ovários e o útero comunicam entre si através de hormonas e trabalham em conjunto para enviar sinais ao corpo de acordo com as fases.

Fases menstruais

O ciclo menstrual inicia-se no primeiro dia da menstruação e acaba quando o próximo ciclo começa. A primeira metade do ciclo menstrual constrói o tecido do útero e tem como fim a preparação do óvulo para ser libertado do ovário. Durante a segunda metade, o útero e o corpo preparam-se para aceitar o óvulo fecundado ou, se não ocorrer uma gravidez, para iniciar o próximo ciclo.

De uma forma geral, um ciclo menstrual completo dura entre 24 a 38 dias. A duração do ciclo depende de mulher para mulher, mas também para a mesma pessoa, pode variar ao longo dos anos ou até mesmo de ciclo para ciclo.

O ciclo menstrual é composto por 3 fases: fase folicular, ovulação e fase lútea e secretora.

Fase folicular

A fase folicular tem início com a menstruação e dura até à ovulação. Durante este período o cérebro envia sinais aos ovários para a preparação de um óvulo, que será libertado durante a fase seguinte. Isto acontece por meio da hormona folículo-estimulante (FSH) que é produzida pela glândula pituitária (ou hipófise) durante a menstruação. Os ovários, após receberem esta hormona, respondem à estimulação com o desenvolvimento de folículos (sacos cheios de fluido que contêm os óvulos). Ao longo do ciclo menstrual, existem diversos folículos em cada ovário, que estão em diferentes estágios de desenvolvimento.  A meio da fase folicular, quando a menstruação está a chegar ao fim, um dos folículos estará mais desenvolvido do que todos os outros e, como tal, aumenta a produção de estrogénio e torna-se assim o folículo dominante. O aumento do nível de estrogénio leva à diminuição da produção da hormona folículo-estimulante (FSH), o que por sua vez interrompe o processo de desenvolvimento de novos folículos. O folículo dominante é o folículo que será preparado para ovular. Por vezes, ocorre o crescimento de dois folículos dominantes e, neste caso, existe uma maior probabilidade de gravidez gemelar (gémeos “falsos”).

Quando a menstruação termina e até que se inicie a ovulação, ocorre o que se denomina por fase proliferativa. Neste momento, o útero reconstrói o tecido que foi descamado durante a última menstruação e o endométrio (tecido do útero) torna-se mais espesso do que durante a menstruação. O útero cria uma maior espessura do tecido para criar espaço para que o óvulo potencialmente fecundado possa ser implantado e crescer.

Ovulação

A ovulação divide as duas metades do ciclo menstrual. Por vezes, a literatura não considera a ovulação uma fase do ciclo menstrual, no entanto, devido à sua importância, é obrigatório separar este evento. Normalmente, a ovulação acontece entre 13 a 15 dias antes de se iniciar a próxima menstruação e, nesta altura, um dos ovários liberta um óvulo para as trompas de Falópio. Os dias imediatamente antes da ovulação constituem a altura mais fértil do ciclo.

Fase lútea e secretora

A fase lútea ocorre após a ovulação e dura até ao início da próxima menstruação. Nesta fase, o folículo que continha o óvulo libertado começa a produzir progesterona e estrogénio, o que implica mudanças hormonais na mulher. Estas alterações a nível hormonal são associadas com os sintomas pré-menstruais mais comuns, sentidos por muitas mulheres, tais como inchaço, mudanças de humor, acne,  sensibilidade nos seios e um ligeiro aumento da temperatura basal (cerca de 0,5 grau Celsius).

Nesta fase, o útero secreta substâncias químicas com o propósito de promover uma gravidez inicial ou de desfazer o tecido se o óvulo tiver sido fecundado. No caso de ocorrer uma gravidez, ou seja, se o óvulo for fecundado, os altos níveis de progesterona servem para que endométrio fique mais espesso e permita uma potencial fixação do óvulo fecundado para dar suporte inicial à gravidez inicial. Se não tiver ocorrido a fecundação do óvulo, o folículo que continha o óvulo (agora denominado corpo lúteo) começa a desfazer-se entre 9 e 11 dias depois da ovulação, o que leva a uma queda nos níveis de estrogénio e progesterona. É esta queda que causa o início da nova menstruação.

Duração das fases do ciclo

O interlúnio, ou seja, o intervalo entre uma menstruação e outra, dura uma média de 28 dias. Este valor é meramente indicativo, e a duração do ciclo menstrual varia de mulher para mulher.

Durante a idade fértil, a duração do ciclo menstrual de uma mulher pode variar bastante. Normalmente, após a sua primeira menstruação (menarca) é quando ocorre a maior variação. Uma jovem mulher pode ter um ciclo menstrual entre 21 e 45 dias e variar de ciclo para ciclo. Já durante a vida adulta, principalmente entre os 25 e 35 anos, os ciclos entre os 28 a 35 dias são mais comuns. Após os 35 anos existe uma tendência para os ciclos se tornarem mais curtos, geralmente entre 21 e 35 dias.

 

De uma forma resumida, estes são os principais eventos que ocorrem durante o ciclo menstrual:

Menstruação: Marca o início do ciclo menstrual. Nesta altura os níveis de estrogénio e progesterona estão baixos e o tecido uterino começa a descamar, o que leva ao sangramento.

Fase folicular: É o período entre o primeiro dia da menstruação e a ovulação. Nesta fase existe um aumento do nível de estrogénio e o óvulo é preparado para ser libertado.

Ovulação: Ocorre a meio do ciclo menstrual, quando o óvulo é libertado de um dos ovários. Existe um pico do nível de estrogénio que cai imediatamente após a ovulação.

Fase lútea e secretora: É o período entre a ovulação e o início da menstruação seguinte. Neste momento, o corpo prepara-se para uma possível gravidez. Existe um pico do nível de progesterona que cai imediatamente a seguir.

Os processos que ocorrem durante as diferentes fases do ciclo menstrual aplicam-se a mulheres com ciclos naturais e espontâneos. As mulheres que tomam a pílula anticoncecional ou outro contracetivo hormonal não têm um verdadeiro ciclo menstrual e não passam por estas fases da mesma forma.