Pelo Comité Editorial Blog IVI Doa

Alguns dos motivos que te podem levar a doar óvulos

A doação de óvulos é uma ajuda preciosa sem a qual muitas mulheres não poderiam realizar o seu sonho de serem mães. É um ato de generosidade sem implicações negativas na vida da dadora. De facto, a contagem de óvulos no mês seguinte após uma doação será a mesma, quer tenha realizado a doação ou não. Isto acontece porque os óvulos não recolhidos nesse mês para doação são desperdiçados, pois são perdidos na mesma de forma natural.

Razões para doar

  • Combate à infertilidade

Por diversos motivos, várias mulheres têm dificuldades em conseguir engravidar com os seus próprios óvulos, e a doação pode ser a solução para estes casos. Em muitos casos apenas uma doação de óvulos de uma dadora saudável permite que casais ou mulheres que desejem ter um filho consigam uma gravidez. De facto, a infertilidade em Portugal é um problema que afeta mais de 300.000 casais.

As causas de infertilidade podem ser muito diversas, tanto da parte do homem como da mulher, desde doenças genéticas graves, problemas de fertilidade ou insuficiência das células sexuais. Segundo dados da Associação Portuguesa de Fertilidade, estima-se que entre 10 a 15 por cento dos casos de infertilidade só poderão ser ultrapassados recorrendo a doações de ovócitos ou espermatozoides. No caso das mulheres, estima-se que em 25 a 45% dos casos de infertilidade feminina, a endometriose é uma das doenças associadas. A endometriose é uma doença crónica que se caracteriza pelo crescimento de tecido endometrial fora da cavidade uterina e que afeta mulheres em idade reprodutiva.

  • Exames médicos e análises gratuitos

Para que possas realizar a tua doação, são realizados uma série de exames médicos para confirmar o teu estado de saúde e garantir a tua segurança. A tua saúde está em primeiro lugar e queremos assegurar que não serás exposta a qualquer tipo de risco médico.

Os exames realizados durante o processo de preparação para a doação de óvulos são disponibilizados para que fiques a conhecer todos os teus resultados. Os exames a realizar são normais para este tipo de procedimento médico e não oferecem risco. Serão realizadas análises ao sangue, uma ecografia, uma análise genética e um cariótipo.

Todos estes exames são gratuitos e podem oferecer informação muito útil caso um dia decidas ser mãe. A ecografia ginecológica permite confirmar que está tudo bem com o teu útero e ovários, e as análises ao sangue realizadas fazem o despiste de doenças ou infeções. O cariótipo realizado descreve o número e a forma dos teus cromossomas, e a análise genética permite excluir a presença de 600 possíveis doenças genéticas.

  • Compensação financeira

Doar é recompensado. A Lei Portuguesa define a doação de óvulos como um processo voluntário, de carácter benévolo, mas estabelece que a dadora deve ser compensada pelo seu tempo e eventuais despesas, num valor máximo de 886,40 € (calculado de acordo com o dobro do Valor do Indexante de Apoios Sociais em vigor).

  • Processo de doação simples

Após a realização dos exames médicos, o processo de doação de óvulos inicia-se com a estimulação hormonal, que demora apenas duas semanas. Este é um tratamento não invasivo, para estimular os ovários, que consiste na injeção de hormonas por baixo da pele da barriga com um dispositivo que torna o processo simples e essencialmente indolor. No final do tratamento de estimulação, a recolha dos óvulos é simples e eficiente, e demora cerca de 20 minutos. Em apenas 3 horas após a punção podes fazer a tua vida normalmente. Após a doação, continuarás a ser acompanhada para confirmar que está tudo a evoluir conforme esperado.

  • Intervalo de 15 anos para doar

De acordo com a Lei Portuguesa, as mulheres entre os 18 e os 33 anos de idade podem ser dadoras de óvulos. Isto significa que durante 15 anos podes tomar a decisão de doar e, em Portugal, a lei permite que cada mulher doe óvulos três vezes ao longo da sua vida. Durante estes 15 anos, as mulheres estão na idade fértil, o que pressupõe que terão óvulos de qualidade e em quantidade suficiente para realizar várias doações.

  • Acompanhamento profissional

O IVI Doa faz parte da clínica IVI e tem mais de 30 anos de experiência no processo de doação de óvulos. Mais de 22.000 mulheres já escolheram as clínicas IVI para doar óvulos. Com uma equipa médica altamente qualificada, instalações e técnicas modernas e o acompanhamento das dadoras, o IVI Doa está em condições de tomar todas as medidas necessárias para tornar o processo de doação fácil, rápido e seguro.

  • Não tem efeitos secundários

Antes e durante o processo de doação, as mulheres podem e devem fazer uma vida normal e saudável. No caso de tomar medicação contracetiva, a mulher deve parar de a tomar durante o ciclo de tratamento. Também é aconselhado a abstenção da prática de relações sexuais durante os dias das injeções de hormonas e até ao regresso da menstruação. É importante notar que, com o tratamento de estimulação hormonal poderá, em casos raros, haver o risco de hiperestimulação dos ovários. Contudo, este é um risco relativamente fácil de controlar.

  • Total confidencialidade

Todas as informações sobre a dadora são tratadas com a máxima confidencialidade e não existe a partilha de dados pessoais com a beneficiária da doação. Caso a doação resulte numa fecundação bem-sucedida de um óvulo doado e posterior gravidez e nascimento, a dadora não tem nenhum direito ou dever relacionado com a criança.

Cada mulher nasce já com todos os seus óvulos. Centenas de milhares destas células estão presentes nos ovários, nas gónadas femininas, e só algumas se vão desenvolver na totalidade e ter a capacidade de serem fecundadas. Ao longo da sua vida, não vão ser produzidas novas células, pelo que cada mulher tem um número limitado de óvulos viáveis. Por diversos motivos, algumas mulheres podem não ter óvulos em quantidade suficiente ou com qualidade para conseguirem engravidar. Isto pode acontecer por motivos de doença, como a menopausa precoce que leva a uma insuficiência ovárica prematura, ou porque os seus óvulos foram destruídos devido à quimioterapia ou até removidos por cirurgia.

Para ajudar estas mulheres só tens de ter entre 18 e 33 anos e ser saudável física e psicologicamente. Se estás a pensar doar, contacta o IVI Doa para mais informações.