Pelo Comité Editorial Blog IVI Doa

doar óvulos

O coronavírus afeta a doação de óvulos?

O aparecimento do novo coronavírus teve um impacto profundo na vida de cada indivíduo e nas mais distintas atividades e setores. A reprodução medicamente assistida não é exceção. Se estás a pensar em doar óvulos, mas não tens a certeza do impacto que a Covid-19 pode ter na doação, explicamos-te todas as precauções a tomar e como podes realizar uma doação em segurança.

 

Doação de óvulos

Muitas mulheres têm dificuldades em engravidar e, por vezes, a única alternativa é utilização de óvulos doados por mulheres saudáveis em idade fértil. Os óvulos da dadora são recolhidos após a estimulação hormonal para que sejam viáveis para utilização no processo de Fertilização in Vitro.

De acordo com a Lei Portuguesa, as mulheres entre os 18 e os 33 anos podem ser dadoras de óvulos. Adicionalmente, as candidatas a dadoras não podem ter uma infeção sexualmente transmissível nem podem ser portadoras de doenças hereditárias. Para doar óvulos, a mulher deve ser saudável, física e psicologicamente.

 

Covid-19 e a doação de óvulos

Não são conhecidos quaisquer impactos diretos na fertilidade feminina provocados pelo novo coronavírus. Esta é uma doença nova e a comunidade médica e científica aprende novas informações sobre a mesma todos os dias. No entanto, neste momento, não se percebem quaisquer riscos associados no que diz respeito à doação de óvulos e aos tratamentos de reprodução medicamente assistida.

Os óvulos são as células de reprodução feminina. Todas as mulheres nascem já com todos os óvulos que terão ao longo da sua vida. Nunca vão ser produzidas novas células, pelo que cada mulher tem um número limitado de óvulos viáveis, e possíveis infeções, como o coronavírus, não têm qualquer impacto sobre a produção de óvulos.

Uma dadora de óvulos não pode realizar uma doação se estiver infetada pelo coronavírus. Esta situação prende-se com o facto de ser necessário garantir a segurança de todos os envolvidos no processo e não necessariamente devido a qualquer impacto que o vírus possa ter sobre os óvulos. No entanto, doações realizadas em fase de contágio assintomática são rejeitadas, por precaução.

 

Segurança face ao coronavírus

O IVI Doa faz parte da clínica IVI e tem mais de 30 anos de experiência no processo de doação de óvulos. Mais de 22.000 mulheres já escolheram o IVI Doa para doar óvulos. Com uma equipa médica altamente qualificada, instalações e técnicas modernas e o acompanhamento das dadoras, o IVI Doa está em condições de tomar todas as medidas necessárias para tornar o processo de doação fácil, rápido e seguro.

O processo para doar óvulos segue, com especial atenção, todas as normas e informações da Direção-Geral da Saúde. Os protocolos foram adequados à nova realidade com que todos nos deparamos e não existe nenhuma evidência de transmissão de COVID-19 através da doação de óvulos.

 

Processo de doação

O processo de doação é iniciado após a confirmação de que a dadora está em bom estado de saúde. O bem-estar emocional é tão importante como o bem-estar físico. Para aferir o estado de saúde da dadora são realizados vários exames, todos de forma gratuita, bem como uma consulta médica e uma consulta de psicologia.

Após esta fase, é necessário um processo de estimulação dos óvulos, para preparação para o dia da colheita, que dura entre 10 e 12 dias. A colheita dos óvulos é realizada por via vaginal com sedação local, através de um método fácil, seguro e indolor que demora apenas cerca de 20 minutos.

Quando a dadora se encontra já em processo de estimulação dos óvulos, não há necessidade de interromper o tratamento devido ao atual estado da pandemia. É recomendado consultar a equipa médica de acompanhamento, pois a mesma está a par dos últimos desenvolvimentos do vírus e toma medidas diariamente para se ajustar às indicações das autoridades de saúde e do setor da procriação medicamente assistida. 

Adicionalmente, a dadora tem à sua disposição consultas online de seguimento para que, sempre que necessário, as deslocações à clínica sejam evitadas. 

 

O que fazer se a dadora tiver sintomas?

Se, durante o processo necessário para doar óvulos, a dadora tiver sintomas ou se tiver tido contacto com uma pessoa infetada deve imediatamente realizar um teste diagnóstico para a Covid-19. Adicionalmente, a recomendação é que durante 14 dias a dadora seja vigilante relativamente ao aparecimento de possíveis sintomas como febre superior a 37,7º, mal-estar geral, tosse ou dificuldade respiratória. Em caso de aparecimento de sintomas, a dadora deve contactar a clínica e a linha da saúde 24 através do 808 24 24 24. 

No caso de a dadora ter uma consulta prevista na clínica, será avaliada a possibilidade de adiar a consulta pelo tempo que for considerado adequado para a segurança da dadora e de todos.

 

Pós-doação

No caso de uma mulher ter realizado uma doação recentemente e, pouco tempo depois, testar positivo ao novo coronavírus, havendo a possibilidade de estar já infetada, de forma assintomática, no dia da doação, a doação é cancelada e os óvulos recolhidos não serão utilizados em procedimentos de Fertilização in Vitro. A decisão de cancelar a doação é meramente uma precaução. Neste momento a informação sobre o possível contágio de COVID-19 através de procriação assistida é muito escassa. Assim, de forma a garantir a total segurança de todos os envolvidos no processo, nos casos de confirmação de infeção da dadora, o processo é cancelado.

 

Vacinação e doação

A vacinação em Portugal contra a Covid-19 está a ser realizada de acordo com as diretrizes definidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS). As dadoras que planeiam iniciar o processo de doação e vão receber a primeira ou a segunda dose da vacina não precisam de esperar para receber o esquema completo para iniciar o tratamento de estimulação ovárica. A dadora deve, no entanto, informar a clínica acerca das datas de vacinação, pois é necessário que haja um período de pelo menos dois dias entre qualquer das doses de vacinas e a punção para recolha de ovócito.

A decisão de realizar a vacinação fica totalmente a cargo da dadora, e não condiciona a possibilidade de realizar uma doação de óvulos

Se estás a pensar doar óvulos, segue todas as indicações das autoridades de saúde para evitar o contágio e a propagação do vírus e contacta o IVI Doa para mais informações.