Pelo Comité Editorial Blog IVI Doa

menstruacao irregular

Causas para a menstruação irregular

A menstruação irregular é um tema que deixa muitas mulheres preocupadas. É certo que não esperamos a chegada da menstruação com muito entusiasmo, mas quando o período deixa de vir durante um mês ou mais, devemos encontrar as causas e as possíveis soluções. Hoje em IVIDoa  vamos explicar-te quais são as causas da menstruação irregular.

O ciclo menstrual e a menstruação irregular

Muitas vezes temos a ideia de que o ciclo menstrual é pontual como um relógio e que a menstruação vem cada quatro semanas. Os médicos também nos dizem que um ciclo menstrual é de 28 dias, mas isso pode variar. Algumas mulheres têm um ciclo de 24 dias e outras podem chegar a ter um ciclo de 38 dias. Além disso, há raparigas cujo ciclo varia a cada mês, principalmente durante os primeiros anos após a menarca em que os ciclos menstruais menstruais costumam ser irregulares.

sintomas menstruacao irregular

 

Há muitos fatores que contribuem para que nós mulheres tenhamos uma menstruação irregular, entre eles podem ser o estado de saúde, as alterações de peso ou o stress. As causas podem não ser graves, mas, por outro lado, há casos que requerem tratamento e acompanhamento médico. Se quiseres saber mais sobre a menstruação não podes perder as 10 curiosidades sobre a menstruação, vais ficar surpreendida.

As causas para a menstruação irregular

Abaixo apresentamos uma lista com as principais causas para a menstruação irregular.

  • Transtornos alimentares, tais como a anorexia e a bulimia.
  • Oscilações de peso. Aumentar e baixar de peso constantemente faz com que o teu ciclo menstrual seja irregular e em alguns casos pode chegar mesmo a desaparecer.
  • Stress ou problemas emocionais
  • Alterações hormonais
  • Viajar
  • Fazer demasiado desporto. Por exemplo, as atletas que treinam de forma intensa e todos os dias pode fazer com que não tenham uma menstruação regular.
  • Problemas nos ovários, tais como ovários policístico .
  • Amamentação

dor menstruacao irregular

Se tens qualquer um destes problemas ou se o teu período menstrual é irregular durante três meses ou mais deverias ir a um médico. Também devias ir se a tua menstruação dura mais de sete dias, ou se aparece com uma frequência menor de 21 dias ou maior do que 38. Além disso, se tens dores abdominais fortes durante a menstruação deves informar a(o) tua(teu) ginecologista(o), é ele/ela que terá uma solução ideal para o teu problema. Até te poderá ajudar a fazer algumas alterações no teu estilo de vida.

Se por algum motivo não tens nenhum dos problemas mencionados na lista e se a menstruação continua sem aparecer, considera a hipótese de estar grávida. Confirma se tens alguns dos sinais que indicam que podes estar grávida.

O que te podemos aconselhar é que se tens a menstruação irregular é melhor que leves alguns pensos higiénicos, tampões ou o copo menstrual na tua mala, não vá o período aparecer de surpresa.