Pelo Comité Editorial Blog IVI Doa

la importancia de donar óvulos

O que é a menstruação e como lidar com ela?

Período ou menstruação consiste no despreendimento do revestimento do útero no final do ciclo menstrual. A cada 28 dias, o nosso corpo entra num processo de preparação para uma possível gravidez e se a fertilização não ocorrer, aparece a menstruação para remover o revestimento do útero. Esta hemorragia é composta de tecidos: o óvulo não fertilizado e sangue.

Nem tudo começa no momento em que aparece a menstruação, porque dias antes disso acontecer, as mulheres começam a sofrer de várias maneiras os sintomas pré-menstruais. Acne, inchaço, dor de cabeça, alterações de humor, náuseas … Não nos livramos deles!

A menstruação ou período geralmente vem aos 13 anos, indiciando o início da vida reprodutiva das mulheres e a possibilidade de engravidar.
Sobre llevar la regla
Normalmente dura cerca de três a cinco dias, dias em que a nossa energia vai ser enterrada na terra… Mas calma! Isto pode mudar.
Sabias que uma boa dieta e um estilo de vida saudável podem fazer com que o teu período passe despercebido?
Com estas dicas podes lidar muito melhor com a menstruação:

  1. Exercício: parece que a última coisa que queres fazer quando vem a menstruação é exercício, mas a liberação de endorfinas, que acontece com qualquer desporto, melhora muito a atitude e o humor das mulheres. Uma caminhada pode ajudar-te a sentires-te muito melhor.
  2. Frutos secos: o magnésio que está, por exemplo, nas nozes ou pistácios, pode relaxar os músculos do útero durante a menstruação e a dor será muito menor.
  3. Comer alimentos com baixo teor de gordura: estrogénio produzido pela gordura torna a dor mais forte e mais permanente. Então … Fora gordura!
  4. Ferro: a perda de sangue é equivalente a perda de ferro e aqui temos um problema. A hemoglobina criada pelo ferro é responsável pelo fornecimento de oxigénio para o corpo. Sem oxigénio, o teu corpo estará muito mais cansado. Alimentos como marisco, grãos integrais ou espinafre irão fornecer uma grande fonte de ferro e energia.
  5. A importância dos líquidos: beber bastantes líquidos é vital durante a menstruação, já que durante esta ocorre uma grande retenção ocorre dos mesmos. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, beber líquidos pode combater esta retenção, e cólicas menstruais serão menos agudas.
  6. Banho de água quente: os benefícios de um bom banho quente são infinitas; relaxa a musculatura de todo o corpo, o calor serve como um analgésico nas nossas terminações nervosas, reduz a dor muscular…

Agora já sabes como controlar a tua menstruação, e não deixar que ela te controle a ti.

Apesar de termos de sofrer todos os meses, estes conselhos faram com que não seja tão doloroso como antes.

Vamos pô-los em prática!