portada ciclo menstrual

Ciclo menstrual: as fases.

O ciclo menstrual representa os anos férteis da vida de uma mulher. Os anos mais férteis são geralmente dos 14 aos 30 anos. A partir desta idade a mulher permanece fértil, mas em menor grau, até os 40-45 anos, quando a menopausa geralmente aparece, variando sempre de mulher para mulher.

A fertilidade do homem tende a ser mais prolongada, chegando até aos 50 anos, embora a qualidade do sémen também diminua devido consoante os ritmos de vida, alguns maus hábitos, etc.

Um ciclo menstrual regular geralmente dura cerca de 28 dias, mas nem sempre é tão exato, pelo que depende de cada uma de nós, ou seja, neste caso de haver um ciclo menstrual irregular, este pode durar cerca de 30 dias. Ninguém melhor do que tu para te conheceres 😉

Podemos dividir as fases do ciclo menstrual em três partes:

  • Fase folicular:

Esta é a primeira fase do ciclo, começa no dia da menstruação e geralmente dura entre 5 e 12 dias. É a fase em que o nosso corpo produz muitas hormonas que estimulam os folículos, para que os ovócitos amadureçam.

Quando o ovócito está quase maduro, o ovário liberta maiores quantidades de estrogénio, a hormona responsável por preparar as paredes do útero para uma possível gravidez.

  • Fase de ovulação

Nesta fase, os ovócitos continuam a amadurecer e é aqui, através da hormona luteinizante, responsável por selecionar o ovócito mais maduro e expulsá-lo para o ovário. Neste exato momento ocorre a ovulação, que é geralmente no dia 14, numa menstruação regular.

Pouco a pouco, o ovócito descerá pelas Trompas de Falópio até chegar ao útero. Se, 24 horas após o ovócito chegar ao útero, este não tiver sido fertilizado por um espermatozoide, o óvulo irá dissolver-se nas Trompas de Falópio.

É importante lembrar que um espermatozoide sobrevive geralmente cerca de 5 dias dentro do corpo da mulher, por isso, se tiveste relações sexuais 5 dias antes da ovulação, podes engravidar.

fases ciclo menstrual

  • Fase lútea

Esta fase é também conhecida como pós-ovulação. Geralmente ocorre entre os dias 15 a 28 do ciclo menstrual. O folículo deixado pelo óvulo dentro do ovário continua a produzir testosterona para preparar o útero, caso ocorra uma gravidez. Além de testosterona, também aumenta a produção de estrogénio, daí tantas mulheres experienciarem sensibilidade nos seios, mudanças de humor, sensação de inchaço, etc.

Se o óvulo não for fecundado, o revestimento do útero será eliminado, produzindo o início da menstruação e, assim, iniciará novamente o ciclo menstrual.

Ao passo que, caso o óvulo seja fertilizado, ele fica preso nas paredes do útero e continua a produzir estrogénio e testosterona até que a placenta seja formada, que irá conter o feto até o nascimento.

Cada um de nós lida o melhor que pode com a menstruação, mas depois de conhecer todo o processo da menstruação já sabemos porque é que em cada uma das fases temos mais ou menos dor no nosso abdómen inferior.