Copo menstrual-portada

Copo menstrual: vantagens e desvantagens

Algumas das curiosidades da menstruação é que existem diferentes métodos para lidar com os dias da menstruação. Entre eles, existe o copo menstrual – um recipiente feito de silicone hipoalérgico, um material amplamente utilizado na medicina. Tem a forma de um copo (ou sino) e serve para recolher o fluxo de sangue que é libertado com a menstruação.

Atualmente, existem muitos críticos e defensores do copo menstrual. Então, para que realmente saibas quais as vantagens e desvantagens do copo menstrual e se vale a pena investir nele, dá uma olhada nesta lista de prós e contras.

1- Vantagens do copo menstrual

Se compararmos com o uso de tampões e pensos, o copo menstrual tem muitas vantagens.

Protege a flora vaginal

Ao contrário dos tampões, recolhe o fluxo menstrual em vez de o absorver, protegendo assim a flora vaginal.

Não contém produtos químicos

O copo menstrual não contém agentes branqueadores (usados para clarear o algodão de tampões) ou materiais químicos agressivos, como cloro que, com uso contínuo, podem alterar o pH dos órgãos genitais da mulher.

É confortável

Não se move, não está à mostra e não pode ser visto. Uma vez inserido na vagina, o copo adapta-se perfeitamente às paredes vaginais e é firmemente segurado sem que te apercebas.

Realize atividades físicas

Podes praticar qualquer exercício, mesmo aqueles que exigem grande mobilidade, sem medo de o copo se mover.

Dura muito mais do que um tampão

Tu própria verificarás com que frequência precisas de o esvaziar, dependendo do dia do ciclo em que estiveres.

Uso prolongado

Podes usá-lo até 12 horas seguidas, não precisas de encher a tua bolsa com tampões. Além disso, também podes usá-lo durante a noite.

Sem odores

Não cheira nada, nem absorve odores, porque não está em contato com o ar.

Podes usar contracetivos

É compatível com o DIU e o anel contracetivo

Copo menstrual-chica

2. Desvantagens do copo menstrual

Há uma série de desvantagens que também devem ser tidas em conta.

Uso desconfortável em lugares públicos

Se tiveres de mudar o teu copo menstrual em lugares públicos (restaurantes, trabalho, etc), pode ser uma chatice, porque tens de lavá-lo e enxaguá-lo no lavatório.

Esterilização

Antes de cada menstruação, deves esterilizá-lo para te certificares de que está livre de bactérias. Além disso, como já mencionámos, deves lavar antes e depois de cada colocação.

Colocação

Pode ser um pouco complicado de colocar, especialmente no início. É importante colocar o copo menstrual corretamente, para que ele contenha o sangue devidamente e não fiques manchada.

Uso das mãos

Para extraer la copa necesitas introducir las manos en tu vagina para sacarla correctamente. Este paso puede ser un problema para las chicas que estáis acostumbradas a usar aplicador.

Pode manchar

Toda vez que você retirar o copo menstrual para esvaziá-lo, você terá sangue no interior e poderá ficar manchado.

Copo menstrual