curiosidadesmenstruação-portada

10 curiosidades sobre a menstruação

A menstruação é uma situação que todas as mulheres enfrentam todos os meses. No entanto, embora acreditemos que já conhecemos tudo acerca deste processo tão natural, ainda existem muitos dados que nos podem surpreender. Vejamos a seguir 10 curiosidades sobre a menstruação:

1- A falsa regra

Muitas mulheres ignoram que, com os tratamentos hormonais, como a pílula ou o anel vaginal, o sangramento mensal é falso. Estes métodos reduzem a produção de certas hormonas envolvidas no período, impedindo que se forme o revestimento do útero. Por isso, é habitual que as mulheres que usam estes métodos notem que as suas regras são menos abundantes.

2- As perdas

Outro dado importante sobre estes anticoncecionais é que podem sofrer-se perdas de sangue entre regras. Este fenómeno é designado sangrado intermenstrual e é muito comum: não há motivo para preocupação. No entanto, caso este fluxo seja demasiado abundante ou comece a tornar-se incómodo, será chegado o momento de recorrer ao ginecologista para optar por outro tratamento mais apropriado.

3- A tonalidade

Relativamente às perdas e ao sangramento, é interessante saber o que podem significar as diferentes tonalidades. O sangue escuro ou cor de café pode ser assustador. Não obstante, apenas significa que o sangue fica retido durante mais tempo, enquanto um sangramento vermelho intenso significa uma perda mais recente.

4- A voz

As vozes das mulheres em estado pré-menstrual sofrem alterações. Estas tendem a tornar-se mais graves devido à alteração hormonal. Investigações demonstraram que estas alterações à voz costumam torná-la menos atraente aos homens, já que estes preferem a voz das mulheres que não estejam em fase pré-menstrual.

5- A atração

Embora o ponto anterior seja pouco animador, este é mais positivo. As raparigas que estejam em fase de ovulação ficam mais atraentes fisicamente para os homens. A imagem e o comportamento modificam-se, tornando-as mais sedutoras. Mantém-te atenta da próxima vez para determinares se, durante esses dias, os rapazes te prestam mais atenção.

 

curiosidadesmenstruação-gafas

 

6- A síndrome pré-menstrual

Muitas pessoas acreditam que a síndrome pré-menstrual é apenas um mito, uma desculpa para as mudanças de humor. No entanto, existe uma mudança real no equilíbrio hormonal, a qual implica uma alteração no estado de ânimo, acompanhada de ansiedade, dores de cabeça e irritabilidade.

7- O quantidade de fluxo

Os fluxos intensos costumam constituir um sinal de alarme e de grande incómodo para muitas raparigas. Mas, na maioria dos casos, não passam disso, algo muito incómodo. Não obstante, se for necessário mudar de penso ou tampão mais de duas vezes à hora, é recomendável consultar o ginecologista.

 

curiosidadesmenstruação-flor

 

8- A higiene

Os pensos e os tampões são praticamente as únicas opções disponíveis para o período. No entanto, existe um método que está a ganhar popularidade: o copo menstrual. Estes copos são fabricados com materiais que previnem a irritação e o aparecimento de alergias. Podem ser utilizados durante 12 horas sem ser necessário trocá-los ou lavá-los e o seu modo de aplicação é igual ao de um tampão.

9- As compras

Durante os dias do período, também aumenta a impulsividade. Verificou-se que algumas mulheres tendem a abusar das compras quando estão menstruadas. Esta necessidade de cometer excessos pode estar relacionada com as alterações de humor da síndrome pré-menstrual.

10- As alterações

As patologias interferem na regularidade da menstruação. O período pode ser afetado por transtornos alimentares, por vezes, chegando mesmo a desaparecer. Também está relacionado com o cancro ou doenças cardíacas. No entanto, isso não significa que uma ausência de período seja sintoma de uma doença grave: muitas vezes, deve-se a distúrbios simples.