evitaras infeccoes urinarias

5 conselhos para evitar as infecções urinárias [Infografia]

A infecção urinária é uma doença muito incómoda e cada vez mais comum, sobretudo nas mulheres. Nós somos mais propensas a estas infecções porque o trato urinário, a uretra, que vai desde a bexiga até ao exterior, é menor do que nos homens.

Como é que surge?

A infecção urinária é causada pela entrada de bactérias no trato urinário. Sendo o das mulheres mais pequeno, estas bactérias têm mais facilidade em chegar à bexiga, causando uma maior infecção.

Alguns sintomas da infecção urinária pode ser: odor forte da urina, dor ou ardor a urinar, vontade de urinar com muita frequência ou dificuldade em esvaziar a bexiga. Se tiveres algum destes sintomas, o que deves fazer é procurares o teu médico, para que faça um diagnóstico e te receite o respectivo tratamento.

Em posts anteriores, falámos sobre tipos de infecções vaginais, também perigosos para a saúde e que devem ser vistos pelo nosso médico assim que tenhamos sintomas.

A infecção urinária também é uma doença que nos preocupa quando surge, e por isso hoje damos-te alguns conselhos que podes seguir para evitá-la.

Truques para evitar a infecção urinária: 

Entre nós, existem varias formas de evitar que esta doença tão incomoda surja. Basta colocar em prática um conjunto de regras e adotá-las como rotina.

1. Beber muita agua evita a infecção urinária.

Como já referimos, esta infecção é causada pela entrada de bactérias na uretra, pelo que se bebes muita agua – o recomendado é entre 2 a 4 litros diários – urinarás mais e limparás o trato de possíveis bactérias.

2.Não ‘apertes’ a vontade de urinar.

Se tens vontade de ir ao quarto de banho vai, não retenhas a urina e tenta esvaziar por completo a bexiga. Este comportamento aumenta a probabilidade de não sofreres deste problema.

3.A higiene é muito importante para evitar a infecção urinária.

Depois de urinares tenta limpar-te da frente para trás, evitando assim que as bactérias do reto se desloquem até ao trato urinário.

4.Tentar urinar após as relações sexuais.

Para evitar a infecção urinária, é muito importante que depois de teres relações sexuais urines, para limpar todo o tipo de bactérias que se acumularam na zona.

5.Usa roupa interior de algodão e transpirável.

É recomendado que a roupa interior que usas seja de algodão, para não acumular a humidade por muito tempo. Além disso, é fundamental mudar de roupa interior diariamente.

 

Estes são alguns dos muitos conselhos que podes seguir para evitares que algumas bactérias te provoquem uma infecção urinária. No entanto, não te esqueças de ir a uma consulta médica se achares que tens algum sintoma. Essa é a opção mais responsável.

evitaras infeccoes urinarias