testes ginecológicos

A importância de fazer exames ginecológicos regulares

A saúde é o mais importante e abrange muitos aspetos diferentes, como a alimentação, hábitos de higiene e, claro, as revisões periódicas de especialistas. Neste artigo, vamos discutir por que não deves adiar os exames ginecológicos e com que frequência deves realizá-los.

Exames ginecológicos de acordo com a idade

Para começar, explicaremos em que consiste uma avaliação e quando deves começar a fazer. Lembra-te que, dependendo da idade da mulher, os exames ginecológicos variam.

Mulheres com menos de 35 anos

Mulheres nestas idades, sem qualquer tipo de disfunção de saúde e sexualmente ativas, devem fazer um check-up anual, que geralmente consiste em realizar um exame e uma citologia. Caso sintam algum desconforto abdominal ou mamário, devem ir diretamente ao ginecologista para discutir o caso e fazer os exames correspondentes.

Mulheres com mais de 35 anos

Devem submeter-se aos mesmos exames ginecológicos e até de sangue, caso tenham histórico familiar de cancro da mama.

Mulheres que já entraram na menopausa

As mais maduras não devem descurar os exames ginecológicos citados acima, bem como uma mamografia de rotina para prevenir fatores de risco e uma densitometria para controlar a perda de densidade dos ossos, relacionada com a idade.

fazer testes ginecológicos

Com que idade devo começar a fazer exames ginecológicos?

Não existe uma idade bem definida para começar a fazer exames ginecológicos regulares. O lógico é ir pela primeira vez quando tiver o primeiro período.

O teu ginecologista irá orientar sobre os exames correspondentes (que geralmente não são necessários nos primeiros anos) e sobre quaisquer dúvidas que possas ter. O mais recomendado é que antes de fazer sexo pela primeira vez te informes adequadamente para evitar infeções sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada. Mas não é necessário esperar pelos exames ginecológicos, caso sintas algum tipo de desconforto, é conveniente consultar um especialista.

Os exames ginecológicos são dolorosos?

Aí entra o fator psicológico e a perceção equivocada sobre a realidade. E é normal sentires-te desconfortável ou nervosa nas primeiras vezes.

São realizados exames ginecológicos que podem ser um pouco constrangedores, mas a realidade é que o especialista sabe o que está a fazer, em todos os momentos, e antes que dês por ela, o exame estará concluído.

Já quanto a se doem ou não, a resposta é que incomodam apenas por tudo que acompanha o processo: nervosismo, desconforto se for a primeira vez, a falta de confiança com o ginecologista, etc.

Porque devo fazer revisões?

É essencial realizar testes ginecológicos principalmente por 2 motivos:

  1. Porque, fazendo-os periodicamente, algum tipo de problema pode ser detetado com bastante antecedência e medidas tomadas para evitar males maiores.
  2. É simplesmente para melhorar a qualidade de vida da mulher, e isso porque o especialista pode recomendar certas ações que irão beneficiá-la, seja em termos de higiene, hábitos, alimentação…

Como deves ter visto neste artigo, existem muitos motivos pelos quais deves comparecer aos exames ginecológicos periódicos e, caso não os tenhas levado em consideração antes, esperamos que de agora em diante não os ponhas de lado, pois são de grande importância.