relacoes sexuais durante periodo

Ter relações sexuais durante o período

Antes pensávamos que não se podia ter relações sexuais durante o período e, embora estejamos muito mais informados e a informação ao alcance de todos, continuam a existir alguns tabus no que toca ao sexo. #EntreNos queremos que estejas atualizada e por isso vamos esclarecer algumas perguntas sobre as relações sexuais com o período.

¿Ter relações sexuais durante o período?

De acordo com os médicos, sim. Claro que podes e, ainda que te pareça algo sujo, a verdade é que ter relações sexuais durante o período não é um ato perigoso. Isto é um mito.

Como muitas de nós já sabemos, o sangue da menstruação vem dos restos do revestimento uterino, este sangue é expulso por não ter produzido mudanças hormonais secundárias associadas a uma gravidez. Esta é a razão pela qual esta prática não é perigosa se a mulher estiver saudável. Ter relações sexuais durante o período não representa nenhum risco para a nossa saúde.

Com isto não queremos dizer que não existem perigos, lembra-te que o sangue continua a ser uma substância por onde se podem transmitir algumas doenças. A segurança no sexo não está associada à pratica do mesmo durante a menstruação, mas sim, como já deves saber, com o uso do preservativo. É o preservativo que te irá proteger de doenças sexualmente transmissíveis (DST)

relacoes sexuais durante perido

Outros mitos associados

Outro grande mito é pensar que se tivermos relações sexuais durante o período não ficamos grávidas. Não podias estar mais enganada. Protege-te com os métodos adequados para prevenir gravidezes indesejadas.

Ter sexo quando estamos com o período não tem que ser algo mau, é normal para muitas pessoas. Contudo, há gente que prefere esperar para quando a menstruação termina. Mas fica a saber que quando uma mulher está com a menstruação também está mais lubrificada, por isso esta fase pode ser uma grande ajuda para desfrutar mais do sexo.

Algumas mulheres afirmam que quando estão com a menstruação a dor produzida pelas cólicas menstruais diminui com um orgasmo.

Mas se a pessoa com quem estás ou tu se sentem incomodados com esta situação, podem encontrar soluções como utilizar um par de toalhas na cama ou ter sexo no duche.

Agora que demonstramos alguns mitos, de certeza que te sentirás mais relaxada em relação ao tema. Quando surja o tema sobre se deves ou não ter relações sexuais durante o período, já podes ter mais argumentos e sugestões para compartir com as tuas amigas.

E tu? O que pensas sobre o tema?