Citologia vaginal

Tudo sobre citologia vaginal

Às vezes, quando fazemos um exame ginecológico, o nosso médico realiza uma citologia vaginal ou Papanicolau. Mas sabes realmente o que é e qual é o seu principal objetivo?

O que é uma citologia?

A citologia vaginal é um teste realizado para o estudo de células pertencentes ao colo do útero de uma mulher. Para fazer isso, um pincel e uma espátula são introduzidos para raspar suavemente o colo do útero.

A partir deste teste, é possível detetar a possível existência de lesões pré-malignas ou malignas, como o cancro do colo do útero e até infeções vaginais e, assim, poder realizar um tratamento o mais rápido possível.

Quando deve começar a fazê-lo?

Atualmente, os médicos aconselham começar a realizar citologia vaginal a partir dos 21 anos, ou também antes, se já tiver tido relações sexuais, e repeti-la pelo menos a cada 3 anos até aos 65, caso tenham sido obtidos resultados normais no último exame realizado.

Além disso, recomenda-se não realizar o teste em mulheres que não tiveram relações sexuais, pois alguns tipos de cancro estão associados a uma infeção anterior devido ao HPV (Vírus do Papiloma Humano), que transmitido dessa forma.

Blog citologia vaginal

Existem casos específicos, nos quais é recomendável fazer o teste anualmente, para haver melhor controlo. É o caso de mulheres que:

  • Tenham uma vida sexual muito ativa.
  • As suas citologias anteriores foram positivas.
  • Tenham verrugas genitais devido ao HPV.
  • Tenham histórico de doenças sexualmente transmissíveis.

Devo levar em consideração certos aspetos antes de realizar a citologia vaginal?

A resposta é sim.

  • Não é conveniente ir à consulta durante a menstruação, pois isso pode impedir a interpretação da amostra extraída.
  • Evite fazer sexo até 48 horas antes.
  • Não execute lavagens internas.
  • Evite usar tratamentos como cremes ou espermicidas, nos dias anteriores ao teste.
Queres doar óvulos?







Como é feito?

Muitas vezes entramos em pânico antes de fazermos determinados exames médicos, porque não sabemos como eles são e em que consistem.

O processo é muito simples, o médico manda-nos deitar na mesa utilizada para esse tipo de teste, adotando a posição ginecológica, muito comum em procedimentos deste tipo. De seguida, realizará a citologia vaginal usando uma escova e uma espátula, para raspar o colo do útero.

A citologia vaginal é muito simples e leva menos de um minuto. Não tem riscos e, em princípio, é indolor, pois, às vezes, dependendo da sensibilidade da mulher, pode causar algum desconforto.

O que acontece se o resultado for positivo?

Como em qualquer teste, seu resultado pode ser negativo ou positivo.

  • Se for negativo, quer dizer que estás livres de qualquer doença vaginal, pois não foram encontradas células anormais.
  • Se o resultado for positivo, isso indica que as células extraídas são anormais e podem significar a presença de cancro, pré-cancro ou até mesmo uma infeção vaginal. Nesse caso, o ginecologista procede ao tratamento que considere adequado.
  • Nunca tenha medo de fazer esse tipo de testes, pois eles ajudam a detetar possíveis doenças e, dessa forma, combatê-las a tempo.
  • Se não fazes uma citologia há muito tempo, entra em contato com o teu ginecologista!