mirtilos portada

Os 5 benefícios dos mirtilos para uma rapariga

Certamente já ouviste falar mais de que uma vez que os mirtilos são benéficos para a nossa saúde. Mas sabes realmente quais são as suas propriedades? Os mirtilos são um super alimento que, com o passar do tempo, se tornaram um fruto cada vez mais recomendado. Aqui está o porquê, presta atenção!

1- Uma fruta muita rica em antioxidantes

Até que ponto isso é benéfico?

São uma fonte de antioxidantes, e a comunidade científica acredita que os antioxidantes ajudam a reduzir e mitigar o stress celular que tem sua origem na oxidação.

Esse processo, que é completamente natural, faz com que algumas células sejam danificadas e se transformem em radicais livres. Isso pode ter uma influência negativa em nosso organismo, já que pode levar a uma reação em cadeia e afetar mais células. O resultado de tudo isso pode ser o aparecimento de uma doença. Nesse sentido, os antioxidantes são elementos altamente saudáveis que ajudam a melhorar e reparar a saúde das células.

Benefícios

  1. Têm propriedades anti-inflamatórias que ajudam a proteger o nosso coração.
  2. Também foi demonstrado que protegem o nosso corpo de doenças como a aterosclerose (de acordo com um estudo realizado pelo Centro de Nutrição Infantil do Arkansas (Little Rock).
  3.  Além de tudo isso, eles ajudam a reduzir o colesterol e a pressão sanguínea

2- Capacidade de fortalecer o cérebro

Graças ao seu alto teor em flavonóides, os mirtilos têm a capacidade de melhorar a tua memória e acelerar o teu potencial para melhorar a aprendizagem. Além disso, eles protegem o teu cérebro dos radicais livres, algo que também está intimamente relacionado à perda de memória. O seu potencial atinge tal ponto que pode até ajudar a reduzir o risco de doenças como Parkinson ou Alzheimer, no futuro. Portanto, recomenda-se o seu consumo regularmente.

3- Previne doenças cardiovasculares e a diabetes

Por outro lado, os seus compostos fotoquímicos do tipo polifenol fornecem um grande número de benefícios à saúde. O consumo habitual de mirtilos pode ajudar a reduzir o risco de sofrer de patologias metabólicas, de acordo com pesquisa realizada na Universidade do Maine.

Dentro deste grupo de condições também estão doenças cardiovasculares ou a diabetes. Graças à composição natural dos mirtilos, o seu consumo ajuda não só a reduzir este tipo de problemas, mas também reduz a necessidade de consumir medicamentos ou iniciar tratamentos médicos.

mirtilos

4- São um aliado perfeito no tratamento de doenças urinárias

Sabias que as infeções no trato urinário são dez vezes mais comuns em mulheres do que em homens?

Assim, estima-se que metade das mulheres sofrerá esse tipo de infeção pelo menos uma vez ao longo da vida. Os mirtilos também atuam sobre esse tipo de problemas.

E, graças à sua composição, podem impedir que bactérias causadoras de infeções se alojem no tecido interno da bexiga. Além de reduzir o risco de infeção, os mirtilos evitam problemas de inflamação, rins ou uretra.

5- Atrasa os sinais de envelhecimento

Os mirtilos são uma das frutas naturais com mais recursos para atrasar o envelhecimento. Isto é confirmado pelos pesquisadores do Mayer USDA, o Human Nutrition Research Center on Aging.

Os mirtilos fornecem uma aparência muito mais jovem à pele, graças às suas propriedades anti-inflamatórias. Além disso, esse atraso no envelhecimento não é apenas palpável a nível físico, mas também mentalmente, já que os mirtilos reduzem consideravelmente os problemas de memória e coordenação motora.