Pelo Comité Editorial Blog IVI Doa

alimentos com ácido fólico

Benefícios do ácido fólico para melhorar a qualidade dos óvulos

A saúde dos óvulos é crucial para uma gravidez saudável, e o ácido fólico é um elemento fundamental. Por este motivo, é recomendado consumir suplementos ou alimentos com ácido fólico antes de engravidar. Também conhecido como vitamina B9, o ácido fólico é uma vitamina solúvel com múltiplos benefícios para a saúde.

 

O ácido fólico ajuda a engravidar?

Tomar ácido fólico não implica necessariamente que seja mais fácil engravidar, ou que a gravidez aconteça mais rapidamente. Na verdade, os estudos indicam que o maior benefício do ácido fólico está relacionado com a melhoria das propriedades tanto dos óvulos como dos espermatozoides.

Durante a gravidez, o ácido fólico tem vários benefícios, e neste caso, deve ser tomado até completar o primeiro trimestre de gravidez. Esta vitamina permite prevenir uma malformação do feto e diminuir a probabilidade de danos ou malformações ao nível do tubo neural do feto, que fecha por volta do 17.º ao 30.º dia da conceção. O ácido fólico permite, assim, prevenir potenciais problemas sérios como a anencefalia, a espinha bífida ou a encefalocele. Também tem benefícios para a mãe, ajudando a prevenir a pré-eclâmpsia e a anemia.

As mulheres que tomam ácido fólico podem ter até 40% menos de probabilidade de sofrerem de problemas relacionados com a produção de óvulos, uma das principais causas da infertilidade feminina.

 

Dose recomendada de ácido fólico

Muitas mulheres têm carência desta vitamina, por este motivo várias mulheres em idade fértil têm necessidade de suplementação, mesmo se não estiverem a planear engravidar. Isso acontece porque, muitas vezes, a alimentação realizada não inclui alimentos com ácido fólico suficiente para fornecer a dose necessária deste nutriente. 

As doses recomendadas de ácido fólico variam de acordo com a idade da mulher, aumentando durante a idade fértil. Algumas mulheres podem ter deficiência de ácido fólico mesmo se fizerem uma dieta rica em alimentos com ácido fólico, se tiverem, por exemplo, síndrome de má absorção, cólon irritável ou diarreia prolongada. Normalmente, os sintomas associados à deficiência de ácido fólico são o cansaço excessivo, as dores de cabeça e a perda de apetite.

Por outro lado, o ácido fólico em excesso também tem contraindicações, nomeadamente sintomas como inchaço abdominal, excesso de gases, insónias ou náuseas. Como tal, não deves tomar suplementos de ácido fólico sem consultares o teu médico e realizares análises de sangue para conheceres os teus níveis. 

 

Benefícios do ácido fólico

O ácido fólico apresenta vários benefícios. Não só ajuda a melhorar a qualidade dos óvulos, mas também é essencial para uma vida sã, em qualquer idade e fase da vida de uma mulher.

Alguns dos benefícios são a prevenção de várias doenças e problemas, como doenças cardiovasculares, depressão e problemas cutâneos. Adicionalmente, ajuda à produção do neurotransmissor serotonina, à melhoria global do sistema imunitário e ajuda a fortalecer o cabelo e as unhas. Também está a ser estudado o papel deste nutriente na prevenção de doenças cancerígenas.

 

Quando se deve começar a tomar ácido fólico?

De uma forma geral, todas as mulheres em idade fértil, entre os 14 e os 35 anos, podem começar a tomar suplementos de ácido fólico, se tal se justificar. Se em análises clínicas se verificar uma deficiência deste nutriente, deve ser iniciada a toma de suplementos para repor os valores recomendados. Adicionalmente, pode ser útil tomar ácido fólico para evitar possíveis problemas no caso de uma gravidez não planeada, porque este nutriente é essencial para uma formação correta do tubo neural do feto, que muitas vezes fecha antes de a mulher descobrir que está grávida.

No caso de estar a tentar engravidar, é recomendado que a mulher inicie a suplementação de ácido fólico assim que começar a planear a sua gravidez, para garantir que começou a toma pelo menos um mês antes de engravidar.

A toma de ácido fólico deve-se manter durante a gravidez até ao 3.º trimestre, sempre de acordo com as indicações do médico obstetra, que deve confirmar periodicamente os níveis de ácido fólico no sistema para prevenir a anemia durante a gravidez.

 

Alimentos ricos em ácido fólico

Uma alimentação equilibrada deve conter alimentos ricos em ácido fólico. Esta vitamina ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a prevenir problemas de saúde. A vitamina B9 pode ser encontrada numa enorme variedade de alimentos, especialmente em vegetais de folha verde-escura, mas também em frutas, frutos secos, leguminosas, cereais, carne, marisco e ovos.

Alguns dos alimentos ricos em ácido fólico que devem ser consumidos regularmente são o espinafre, o feijão, as ervilhas, as lentilhas, o grão-de-bico e a alcachofra.

Existe um mito relacionado com o aumento de peso devido à ingestão de ácido fólico na gravidez, no entanto, os estudos realizados sobre a questão não sustentam esta hipótese.

 

Apenas as mulheres devem consumir ácido fólico? 

Os homens também têm necessidade de ingestão desta vitamina, para garantir uma alimentação equilibrada. Adicionalmente, vários estudos demonstram que o ácido fólico promove a fertilidade masculina, ao melhorar a qualidade do esperma. 

A vitamina B9 é necessária para que haja uma boa divisão celular. O ácido fólico intervém na síntese de ácidos nucleicos e no metabolismo de aminoácidos, sendo fundamental para a divisão celular e para a síntese do ADN. Estas funções do organismo estão associadas à produção de um esperma mais saudável, com uma maior contagem de espermatozoides.

 

O ácido fólico é, então, um tipo de vitamina B que deve ser ingerida em doses adequadas para ajudar a prevenir alguns problemas de saúde, melhorar a qualidade dos óvulos e, em caso de gravidez, ajudar a evitar malformações no feto. 

Para garantir que não tens deficiência de ácido fólico deves consultar o teu médico e realizar análises clínicas. É comum que as mulheres em idade fértil tenham, em algum momento da sua vida, falta de vitamina B9. Deves estar atenta a possíveis sintomas associados, como cansaço anormal e dores de cabeça. Para repor os níveis de vitamina B9 podes tomar suplementos de ácido fólico em forma de comprimidos ou aumentar a tua ingestão de alimentos ricos neste nutriente, como vegetais de folha verde-escura.