Pelo Comité Editorial Blog IVI Doa

higiene-feminina

Menstruação: métodos alternativos de higiene feminina

Cada vez mais mulheres procuram alternativas aos produtos de higiene feminina mais comuns. Um dos principais motivos é o desejo de reduzir o desperdício, mas este não é o único para procurar alternativas para os tampões e pensos higiénicos descartáveis. A escolha de um produto menstrual reutilizável, como copos menstruais, discos menstruais, pensos higiénicos reutilizáveis ​​e roupas íntimas menstruais também pode ajudar a poupar muito dinheiro a longo prazo. De seguida, damos-te a conhecer os principais métodos alternativos de higiene feminina.

Copo menstrual

Uma das alternativas mais comuns aos tampões e pensos higiénicos é o copo menstrual, que acumula o sangue de dentro do canal vaginal até 12 horas. Existe uma grande variedade de opções de estilos, tamanhos e formas de copos menstruais. O formato geral do copo menstrual é, normalmente, o mesmo entre marcas diferentes, mas alguns são mais longos do que outros para se adaptarem a colos uterinos mais altos ou mais baixos. A mulher pode facilmente medir a altura do seu colo do útero com o dedo. Outro fator a considerar é o diâmetro. Muitas marcas sugerem opções finas ou mais pequenas para mulheres com menos de 30 anos e para mulheres que não tiveram uma gravidez completa. Cada vagina é diferente, e a mulher pode ter de experimentar algumas alternativas para encontrar o melhor ajuste. De facto, mesmo que a mulher encontre um copo menstrual de tamanho perfeito, pode demorar alguns ciclos menstruais até se adaptar completamente e não deve ficar desanimada se o copo não selar perfeitamente nas primeiras utilizações ou não se sentir confortável imediatamente. Os copos menstruais têm, normalmente, uma haste longa, que serve para ajudar a encontrar o copo com os dedos para remoção, e esta haste pode ser aparada para maior conforto. A haste é usada apenas para encontrar a base do copo quando está na altura de o retirar, após 12 horas ou quando estiver cheio. Embora a haste de um copo menstrual possa ser similar ao fio de um tampão, não deve ser utilizada da mesma maneira. É sempre necessário soltar a sucção do copo antes de o retirar, apertando a base do copo para quebrar o selo.

A melhor maneira de limpar um copo entre utilizações no mesmo dia e durante o mesmo ciclo menstrual, é despejar o conteúdo na sanita e passar por água corrente antes de o voltar a inserir. Também se pode limpar com papel higiénico ou lenços descartáveis se a mulher não tiver acesso a uma torneira no momento.

É importante notar que os copos menstruais podem não ser a melhor opção se a mulher usar um dispositivo intrauterino. A sucção da remoção do copo menstrual pode fazer com que o DIU saia do lugar, tornando-o menos eficaz na prevenção da gravidez.

 

Disco menstrual

Outra alternativa aos tampões são os discos menstruais reutilizáveis. Os discos são colocados no final do canal vaginal, posicionados sob o colo do útero. Para inserir, a mulher deve apertar o disco para criar uma forma estreita e inseri-lo na vagina como se fosse um tampão e depois empurrar levemente a borda frontal do disco atrás do osso púbico para o encaixar no lugar. Uma das vantagens dos discos é que permitem que a mulher possa fazer sexo com penetração vaginal enquanto os usa. Como os discos não ficam no canal vaginal, encaixam de maneira mais universal e requerem menos habituação do que os copos menstruais. Às vezes, os copos menstruais podem deslizar para baixo ou serem forçados para fora, porque são mantidos com tónus ​​muscular. Adicionalmente, como não requerem vedação ou sucção dentro das paredes vaginais para permanecerem no lugar, os discos menstruais também são uma possível alternativa aos copos menstruais para mulheres com DIU. No entanto, os discos podem ser um pouco mais trabalhosos de remover. Para retirar um disco, a mulher precisa agarrar a borda do disco com um dedo e puxá-lo para baixo para o soltar de trás do osso púbico. Como a área onde o sangue se acumula é um prato raso que não mantém a sua forma, quando o disco menstrual é removido o sangue espalha-se. Algumas marcas recomendam remover o disco menstrual na banheira ou no chuveiro até que a mulher esteja habituada. Os discos menstruais reutilizáveis são limpos como um copo menstrual, sob água corrente e, no final do ciclo, devem ser fervidos durante cinco minutos.

 

Pensos higiénicos reutilizáveis

Os pensos higiénicos descartáveis funcionam essencialmente da mesma forma que os pensos descartáveis, mas têm encaixes em vez de adesivo para permanecer no lugar. Esta pode ser a opção mais confortável para mulheres habituadas a utilizar pensos higiénicos. No entanto, como não tem adesivo, é possível que o penso reutilizável se mova e precise de ajustes ao longo do dia. Os pensos higiénicos reutilizáveis podem ser utilizados até oito horas seguidas, mas a frequência com que devem ser trocados depende da intensidade do fluxo menstrual. Para os limpar após cada uso, os pensos devem ser enxaguados ou deixados de molho e colocados na máquina de lavar roupa. Para os dias de fluxo leve também existem pensos higiénicos interlabiais que são minipensos em forma de gota ou folha.

 

Cuecas menstruais

Outro produto alternativo de higiene feminina são as cuecas menstruais. Este tipo de roupa interior também pode ser utilizada como complemento a opções como os copos ou discos menstruais até que a mulher se sinta completamente confortável e habituada à sua utilização, para não ter de se preocupar com o vazamento de sangue. Mas as cuecas menstruais também são uma opção para utilização por si só, em dias com fluxo mais leve ou para mulheres que procuram uma opção sustentável e não querem usar produtos menstruais internos. Não há um intervalo definido no qual se deve trocar a cueca menstrual, mas depois de algumas horas começam-se a formar bactérias e as cuecas podem começar a criar odor. Como tal, devem ser trocadas regularmente. A frequência com a qual se devem trocar as cuecas menstruais depende do nível de absorção das mesmas e do fluxo menstrual. Para limpar as cuecas menstruais, a maioria das marcas recomenda uma pré-imersão ou enxaguar com água fria antes de colocar na máquina de lavar roupa.

Existem cada vez mais opções no mercado para mulheres que procuram métodos alternativos de higiene feminina. É possível encontrar opções mais sustentáveis, ecológicas e amigas do ambiente, adequadas a cada mulher.