Pelo Comité Editorial Blog IVI Doa

menstruação

Verdades e mitos sobre a menstruação

Existem vários mitos sobre a menstruação que podem gerar dúvidas. As mulheres procuram estar cada vez mais educadas sobre a sua saúde, especificamente no que diz respeito a questões acerca do seu ciclo menstrual. A menstruação é um processo natural que faz parte da vida de todas as mulheres durante vários anos, desde a  adolescência até à menopausa. É uma parte importante do ciclo reprodutivo, que todos os meses prepara a mulher para uma possível gravidez. Quando a gravidez não acontece, ou seja, quando não existe a fecundação do óvulo, ocorre a descamação das paredes internas do útero. Esta descamação, composta por sangue e tecido uterino, é conhecida como menstruação. De seguida damos-te a conhecer alguns mitos e verdades sobre a menstruação.

 

Mito 1: As cólicas menstruais são psicológicas

A dor que algumas mulheres sentem durante a menstruação é real. De facto, algumas mulheres têm dores de tal forma intensas que se tornam incapacitantes. Esta é uma condição médica chamada dismenorreia. Cerca de 20% das mulheres têm dismenorreia grave, ao ponto de interferir nas suas atividades diárias.

 

Mito 2: As mudanças de humor não existem

Durante o ciclo menstrual existem várias alterações a nível hormonal. A tensão pré-menstrual (TPM) é uma combinação de sintomas associados à menstruação e causa sintomas como irritabilidade, fadiga, ansiedade ou sentimentos de tristeza antes, ou durante a menstruação. Alguns dias antes do início da menstruação os níveis de estrogénio caem enquanto os níveis de progesterona aumentam acentuadamente. O estrogénio está ligado à serotonina, a hormona da felicidade, e a progesterona está ligada à parte do cérebro associada ao medo, ansiedade e depressão. Os efeitos destas hormonas no humor são complicados e, embora a progesterona possa deprimir algumas emoções, ela também tem um efeito de equilíbrio do humor.

 

Mito 3: Não é possível engravidar durante a menstruação

A probabilidade de engravidar durante a menstruação é baixa, no entanto, é possível. O esperma pode viver dentro do corpo da mulher até 5 dias após a relação sexual. Isto significa que qualquer esperma que entre no corpo pode permanecer vivo durante e depois da menstruação. Para evitar uma gravidez não desejada, deve ser sempre utilizada proteção, quer a mulher esteja menstruada ou não.

 

Mito 4: O exercício físico e o sexo devem ser evitados durante a menstruação

Pelo contrário. De facto, o exercício físico ajuda a aliviar os sintomas associados à menstruação. O exercício pode ajudar a que a mulher se sinta melhor, melhora a concentração e produz energia. Também pode aliviar dores como cãibras, dores nas costas e dores de cabeça. As mulheres também não devem evitar o sexo durante a menstruação. O sexo pode ajudar a que a mulher se sinta melhor, ao libertar dopamina e oxitocina, as hormonas do prazer.

 

Mito 5: A menstruação deve durar exatamente uma semana por mês

Cada corpo é único, assim como cada ciclo menstrual. Para a maioria das mulheres, os períodos duram cerca de 5 dias e acontecem a cada 4 ou 5 semanas. Mas os períodos podem ser mais curtos ou mais longos e mais ou menos frequentes, e podem mudar a cada mês.

 

Mito 6: O sangue menstrual é sujo

O sangue menstrual não é composto por fluidos corporais rejeitados nem é uma forma de o corpo eliminar as toxinas. É uma excreção do útero através da secreção vaginal. O fluido consiste em sangue em conjunto com muco cervical, secreções vaginais e tecido endometrial. Normalmente, o sangue menstrual é um pouco mais espesso do que o sangramento normal devido ao tecido que contém.

 

Mito 7: O cansaço durante a menstruação é só preguiça

O cansaço é um dos sintomas da menstruação mais comuns e está, na maioria das vezes, associado às alterações hormonais que acontecem durante o ciclo menstrual. Por vezes, níveis elevados de cansaço durante a menstruação estão associados a anemia por deficiência de ferro. As mulheres têm uma maior tendência para desenvolver anemia devido à perda de sangue durante a menstruação. A falta de ferro diminuiu a quantidade de hemoglobina, essencial para que os glóbulos vermelhos transportem oxigénio por todo o corpo. Quando os níveis de oxigénio na corrente sanguínea não são suficientemente altos, existe uma sensação de cansaço e fadiga. A anemia por deficiência de ferro desenvolve-se lentamente e pode demorar anos a ser diagnosticada.

 

Mito 8: Não é seguro ficar sem menstruar por muito tempo

Embora seja necessário que as mulheres tenham uma primeira menstruação, pois é uma indicação de que o sistema reprodutivo está a funcionar corretamente, a menstruação mensal não é necessária para quem toma medicação anticoncetiva. Com a utilização de medicação ou dispositivos anticontracetivos, as mulheres não menstruam. Com anticoncetivos, a perda de sangue que ocorre todos os meses é um sangramento que decorre da privação hormonal. Com a pílula, o eixo que controla o ciclo menstrual fica inativo e com isso não há as variações hormonais que normalmente ocorrem sem uso de anticontracetivos. Além dos anticontracetivos orais, estão disponíveis outros meios de interromper a menstruação, como o DIU, os anticontracetivos injetáveis trimestrais e os implantes anticontracetivos subcutâneos.

 

Mito 9: Apenas as mulheres de certa idade menstruam

A maioria das mulheres começa a menstruar por volta dos 12 anos, mas algumas podem começar mais cedo ou alguns anos depois. Depois de menstruar pela primeira vez, a mulher continua a menstruar de forma natural todos os meses até à menopausa, o que normalmente acontece, geralmente, entre os 45 e 58 anos. Como tal, cada mulher tem uma experiência diferente em termos de quando começam a ter período e de quando entram na menopausa.

 

Mito 10: Mulheres menstruadas não devem participar em atividades religiosas

Este mito ainda existe em muitas partes do mundo. Acredita-se que as mulheres são “impuras” durante a menstruação e, portanto, não podem entrar em lugares “limpos” e sagrados, como os templos. Esta é uma forma de desigualdade de género que limita as mulheres em termos de direitos humanos, como a liberdade de praticar uma religião à qual os homens têm acesso.

 

Até muito recentemente, falar sobre a menstruação, ou o período (como é muitas vezes chamada), era considerado um tabu. As pessoas não falavam abertamente como hoje, o que deu origem ao aparecimento de vários mitos, dúvidas e informação errada. Quase todas as mulheres durante a sua vida, em algum momento, ouviram um mito sobre a menstruação.