Pelo Comité Editorial Blog IVI Doa

dst sintomas

Como saber se estou com uma IST ou DST

As doenças sexuais, conhecidas como IST (infeções sexualmente transmissíveis) ou DST (doenças sexualmente transmissíveis) são infeções transmitidas por meio do contacto sexual desprotegido com uma pessoa infetada. Hoje em dia a sigla mais comum é IST, pois a palavra infeção é mais adequada por englobar quaisquer infeções que possam ou não provocar sintomas.

O que é uma IST?

As infeções sexualmente transmissíveis (IST), por vezes referidas como DST, são infeções causadas por micro-organismos transmitidos durante o contacto íntimo e sexual. Para evitar o contágio, deve ser sempre utilizado um preservativo masculino (mais comum) ou feminino. Dependendo da IST, os sintomas podem ser muito variados, no entanto, os sintomas mais comuns são a presença de corrimento vaginal com cor e cheiro, ardor vermelhidão ou feridas na região íntima.

Qualquer sintoma observável deve ser devidamente avaliado por um médico ginecologista para um diagnóstico correto. Este tipo de sintomas costuma sinalizar a presença de uma das infeções mais comuns, tais como a clamídia, a gonorreia ou a tricomoníase. Após o contacto sexual desprotegido, a infeção pode demorar entre 5 a 30 dias a provocar sintomas, pois o seu desenvolvimento depende de cada um dos micro-organismos e agentes infecciosos envolvidos.

Os micro-organismos que provocam IST são bactérias, vírus e parasitas que estão no sangue, sémen e outros fluidos corporais ou à superfície, na pele e mucosas da zona genital. Qualquer pessoa que tenha relações sexuais sem proteção (sexo vaginal, anal ou oral) com uma pessoa infetada, pode contrair uma infeção. Algumas infeções como o herpes genital e o HPV podem ser transmitidas através do contacto pele com pele, através das mucosas da zona genital.

Sintomas de uma IST

É importante notar que as IST podem ser assintomáticas. Quando as infeções são assintomáticas, só é possível realizar o diagnóstico através de análises específicas. Adicionalmente, algumas infeções só provocam sintomas na mulher ou só no homem, pelo que o acompanhamento médico regular é essencial.

Quando surgem sintomas de uma IST, estes podem desaparecer sem qualquer tratamento, mas isto não significa que a doença foi curada. Na realidade, a infeção permanece no organismo. Como tal, é extremamente importante fazer o devido acompanhamento médico quando surgem quaisquer sinais da possível presença de uma infeção.

Ardor ou comichão

A sensação de ardor, comichão ou dor na vagina são alguns dos sintomas mais comuns de uma IST. Normalmente, são acompanhados por vermelhidão e irritação na pele devido à infeção e, em alguns casos, pela presença de feridas na região íntima. É muito frequente que o desconforto provocado por estes sintomas piore ao urinar ou durante o contacto íntimo.

É importante referir que estes sintomas também podem ser um sinal de dermatites ou alergias. No entanto, é sempre necessário que a avaliação seja realizada por um médico ginecologista, para um diagnóstico correto.

Corrimento vaginal anormal

Quando o corrimento vaginal apresenta uma cor amarela, esverdeada ou castanha, é um sintoma de uma IST. Esta cor é, na maioria das vezes, acompanhada por um cheiro que pode ser mais ou menos intenso. O corrimento anormal, sintomático de uma infeção não deve ser confundido com o corrimento vaginal fisiológico, que é normal e costuma ocorrer alguns dias antes da menstruação. Este tipo de corrimento, o normal, não tem cheiro e tem um aspeto transparente ou esbranquiçado, semelhante à clara de ovo.

Uma das causas mais frequentes para o aparecimento de um corrimento anormal é a presença de candidíase que, apesar de poder ser transmitida sexualmente, é uma infeção associada a mudanças no pH e da flora bacteriana da mulher.

Dor na relação sexual

A existência de dor durante as relações sexuais pode ser um sintoma de uma IST. Isto acontece porque as infeções podem causar feridas ou inflamações da mucosa da vagina. As infeções que mais frequentemente causam este tipo de lesões são a clamídia, a gonorreia e a sífilis. Outro motivo para a existência de dor durante o contacto íntimo pode ser a falta de lubrificação, alterações hormonais ou vaginismo. Para averiguar quais as causas e definir o tratamento adequado deve ser sempre consultado um ginecologista.

Odor

A presença de odores fortes ou mau cheiro na região vaginal é um dos sintomas mais frequentes das infeções quando estas são causadas por bactérias, mas também pode estar associado a uma má higiene íntima.

Feridas na zona genital

Algumas IST também podem provocar feridas, úlceras ou verrugas genitais. Este tipo de lesões podem ser visíveis, encontrando-se na região da vulva ou podem não ser visíveis por se encontrarem no interior da vagina ou colo do útero. Em alguns casos, estas lesões são assintomáticas e tendem a piorar com o passar do tempo, podendo aumentar o risco de cancro do colo do útero. A sífilis, o herpes genital e o vírus HPV são as infeções mais frequentes que provocam estas lesões. Para minimizar este risco é importante fazer exames ginecológicos de rastreio de forma regular.

Dor no baixo ventre

O baixo ventre é a região inferior da barriga e a presença de dor nesta região pode ser um sintoma de uma IST. Quando existe uma infeção que atinge não só a vagina e o colo do útero, mas que se espalha é normal provocar dor no baixo ventre. A infeção pode alastrar-se pela parte interna do útero, trompas e, até, ovários.

É importante notar que existem IST que não causam sintomas genitais, como é o caso da infeção pelo vírus do HIV. A melhor forma de evitar a contração de uma infeção sexualmente transmissível é através do uso do preservativo. Outros métodos contracetivos, como a pílula anticoncecional, não oferecem nenhuma proteção contra IST. Além do preservativo masculino, está disponível o preservativo feminino que também é eficaz na proteção contra infeções. Outros fatores a considerar que podem levar à contração de uma infeção ou doença sexualmente transmissível são a falta de cuidados de higiene e a falta de comunicação entre parceiros sexuais.

As IST podem ser tratadas e, como tal, na presença de qualquer dos sintomas apresentados, deves consultar um médico para a realização de exames clínicos. Normalmente, o tratamento envolve o uso de medicamentos como antibióticos, antifúngicos e antivirais, em pomadas, comprimidos ou injeções e, em muitos casos, o parceiro também precisa de fazer o tratamento, para evitar reinfeções. Se pensas que podes ter uma IST, deves realizar todos os exames médicos necessários e, caso o diagnóstico se confirme, tens o dever de informar o teu parceiro.